Enquete

Você se sente ou já se sentiu assediado moralmente no banco?

Dia Mundial da água "O maior bem finito do planeta"

Rosangi Kegles

A água é uma das maiores preocupações mundiais, uma vez que suas fontes estão cada vez mais escassas. Basta parar e pensar para termos consciência da importância deste recurso. Nosso corpo, por exemplo, é constituído por aproximadamente 70% de água, tornando-a indispensável para a vida celular. Este recurso não serve apenas ao homem, mas para a fauna, flora e todos os seres vivos do nosso planeta. Para justificar a sua importância dizemos: "Água, fonte de vida".
Na América do Sul encontra-se a maior parte de toda a água doce do planeta e o Brasil é um país privilegiado por ter a maior reserva do mundo - cerca de 53% - além de possuir o maior rio do planeta, o Rio Amazonas.
Um dos principais fatores que contribuem para a degradação dos recursos hídricos no país é a poluição ambiental. Nossos rios estão poluídos pelos esgotos domésticos, agrotóxicos, resíduos de fábricas e lixo. A ausência de saneamento básico nas residências brasileiras é um fator agravante e esta situação só será resolvida com o desenvolvimento de políticas públicas.
Algumas mudanças de hábitos são possíveis para reduzir o desperdício de água como, por exemplo, fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, desligar o chuveiro enquanto nos ensaboamos e não lavar carros e calçadas com água potável. Todas essas ações parecem pequenas, mas geram grandes diferenças. Infelizmente nossos governantes, assim como a maioria da população não dão o devido respeito a este bem tão valioso e indispensável a todos os seres vivos.
Vamos fazer a nossa parte, contribuindo para a preservação deste bem, porque no futuro o planeta certamente agradecerá.


Rosangi Kegles é Secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região

Voltar