Enquete

Você se sente ou já se sentiu assediado moralmente no banco?

O candidato da pacificação: a antiga tese dos "formadores de

Lupiscinio Pires

Os chamados formadores de opinião estão preocupados com o clima de radicalização instalado no Rio Grande do Sul. De uma maneira inteligente lançam para a opinião pública que todos as males da gestão Yeda Crusius se devem à radicalização de ambas partes (Governo X Oposição). E citam como exemplo o clima de guerra nos governos Antonio Brito e Olivio Dutra, entre governo e oposição. Alguns formadores de opinião esquecem de dizer que muitos dos protagonistas principais do clima de guerra no governo Olivio Dutra eram comunicadores de rádio, tv e jornal. Isto é sabido. Mas é bom relembrar. É bom ressaltar que na epoca do governo Olivio Dutra não existiu preocupação nenhuma da grande imprensa em promover a "paz no Rio Grande". O ícone da imprensa Paulo Santana já reclamou que "não deixam a governadora trabalhar". E estas afirmações tem sido recorrentes. "A governadora não pode trabalhar por causa da pressão da oposição".

Não foi a oposição que trocou 22 secretários de Estado. O escândalo do Detran não foi a oposição que denunciou. A crise na ouvidoria que resultou na saída de Adão Paiani não tem o dedo da oposição. O fracasso da Secretaria da Transparencia e as declarações da ex-secretária Mercedes Rodrigues não têm relação com a oposição. E a grande midia aponta como causa da crise a oposição. As gravações de Feijó com Busato não teve participação da oposição.

São inteligentes alguns analistas politicos. E mais inteligentes são aqueles que começam a dizer que "na época do governo Rigoto houve a paz no Rio Grande". É uma campanha perfeita. Deixam no ar que os problemas atuais são originados pela "intransigência" e a solução é a "pacificação". Esquecem de dizer que a base do governo Yeda é a mesma do governo Rigotto que, por sua vez, era a mesma do governo Antonio Britto. Nada mais antigo e previsível do que a movimentação politica e da grande imprensa no Rio Grande do Sul.

Voltar