Enquete

Você se sente ou já se sentiu assediado moralmente no banco?

Bancários participaram do Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos

A mobilização serviu para antecipar a Greve Geral do dia 28 de abril

O Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos, realizado na última quinta-feira (20), antecipa as movimentações da Greve Geral do dia 28 de abril. A categoria já está mobilizada contra a retirada de direitos e o desmonte dos bancos públicos. Em Pelotas, os diretores do Sindicato puderam dialogar com funcionários e clientes dos bancos públicos, alertando para os retrocessos que estão por vir caso sejam aprovadas as propostas de reformas trabalhista e da Previdência.

Foi possível explicar, ainda, o porquê da intenção do governo federal em entregar os bancos públicos para o sistema privado. Com uma lógica diferente das intituições públicas, os bancos privados estão preocupados, apenas, em gerar lucros cada vez maiores, sem qualquer tipo de compromisso com a diminuição das desigualdades sociais. O Banrisul é uma das empresas que estão na mira de Temer (PMDB), em uma possível renegociação da dívida do Rio Grande do Sul com a União. 

Os protestos contra a política de redução do Estado, que está sendo levada à cabo pelos governos federal e estadual, devem se intensificar no próximo dia 28 de abril, com a Greve Geral dos trabalhadores. Para organizar as atividades, os bancários de Pelotas e Região estão sendo convocados para uma nova assembleia, que será realizada na quinta-feira, dia 27 de março, às 17h30, na sede da entidade - rua Tiradentes 3087. 

Imprensa Seeb Pelotas

Tags: banco do brasil,banrisul,caixa

Voltar