Enquete

Você se sente ou já se sentiu assediado moralmente no banco?

Bancários lançam Campanha Nacional com mobilizações no RS

Os bancários do Rio Grande do Sul lançaram nesta terça-feira, dia 7, a Campanha Nacional 2012 com atividades regionais de paralisação em agências do Itaú e do HSBC, dois bancos privados que demitem e cortam empregos. As manifestações tiveram o objetivo de pressionar os bancos no primeiro dia de negociação entre Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT, e a Fenaban, que acontece em São Paulo.

A primeira rodada, que continua nesta quarta-feira, dia 8, debate reivindicações sobre emprego e saúde. O representante da Fetrafi-RS, Sandro Cheiran, representa os bancários gaúchos na negociação com os banqueiros.

Os bancários reivindicam o aumento das contratações; o fim da rotatividade e das terceirizações; aprovação da Convenção 158 da OIT; universalização dos serviços bancários; fim das metas abusivas e o combate ao assédio moral para preservar a saúde e o emprego dos bancários.
 
Porto Alegre
 
Em Porto Alegre, os bancários paralisaram 10 agências do Itaú e do HSBC por duas horas, encerrando as atividades com uma caminhada pelas ruas do centro da cidade.
 
O presidente do Sindicato, Mauro Salles, disse que a manifestação era um recado aos banqueiros. "Vamos fazer uma grande campanha, ofensiva contra os banqueiros e positiva à categoria", destacou, acrescentando que o Itaú e o HSBC foram os escolhidos pelo que têm feito com os bancários.

A categoria sofre com as metas abusivas, assédio moral, desvio de funções, pressão para venda de produtos, falta de pessoal, insegurança nas agências e más condições de trabalho.
 
Interior

Os bancários do Litoral Norte, Vale do Paranhana e Novo Hamburgo fizeram paralisação conjunta na agência do Itaú em Novo Hamburgo até às 16h. No Sul do Estado, os bancários retardaram a abertura de três agências do Itaú e uma do HSBC por uma hora, em Pelotas.

Em Alegrete, na região da fronteira, os bancários fecharam duas agências, uma do Itaú e outra do HSBC, o dia inteiro.
 
Em Caxias, o Sindicato realizou atividades nas agências do centro do Itaú e da Caixa, com entrega de panfletos explicativos da campanha. Os integrantes foram às agências caracterizados com cartolas, varinhas "mágicas" e adesivos. Acompanharam a atividade, um trio de músicos que cantou para a população sobre as pautas dos bancários.
 
Já os demais sindicatos fizeram panfletagens em agências e postos de atendimento, reuniões nos locais de trabalho para mobilizar os colegas a participarem das atividades da campanha e também dialogaram com a população em geral.
 
A mobilização dos bancários gaúchos repercutiu na mesa de negociação com a Fenaban.
 


Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-RS

Tags: ,outros bancos,,campanha salarial

Voltar