Ricos aprovam privatização da Caixa
Quem não é beneficiado pelos programas de inclusão social que a Caixa se responsabiliza, acha que o banco é a estatal mais “privatizável” do país. Em enquete no Relatório Reservado, newsletter conhecida de negócios e finanças nacionais, empresários, executivos e outros setores ricos do Brasil aprovam a venda.
E não é só da Caixa. Apesar da preferência dos mais ricos ser de privatizar o banco (41%) outras estatais estiveram no questionário. Embrapa (26%), Petrobras (24%) e Banco do Brasil (9%) também foram votadas.
O pior é a justificativa dos que aprovam a venda. Para 38% o principal motivo para a privatização é o fisiologismo da instituição. Absurdo. Hoje, o banco sofre com falta de pessoal para atender a demanda e o “cabide de emprego” é facilmente descartado já que as contratações são feitas a base de concurso público.
Na verdade, o interesse dos grandes executivos, especialmente dos bancos, é entregar o patrimônio público para aumentar os lucros das empresas privadas. Por isso, se aliaram a Michel Temer para desmontar o banco. É essa a estratégia.
Seeb Bahia