Último dia para realizar a inscrição para concorrer a delegado sindical pelo BB e pela Caixa
Fraude bancária pela web cresce 297%
As operações mais utilizadas são transferência entre contas, pagamentos de faturas e consultas de saldos. Mas, a facilidade pode se tornar uma grande dor de cabeça. Segundo o Banco Central, em 2016, foram contabilizadas 425 queixas referentes ao sigilo e a segurança dos canais de acesso as contas pela internet.
No ano seguinte, pulou para 1.688, crescimento de 297%. Isso porque, quanto mais o consumidor utiliza os canais digitais e expõe os dados bancários na rede, mais fácil é para a pessoa mal intencionada ter acesso às informações sigilosas. Portanto, maior o número de fraudes.
As mais comuns, segundo especialistas, são as mensagens maliciosas sobre supostas promoções ou falsos descontos, que o cidadão desavisado acaba clicando no link, normalmente infectado. Por isso, na hora de fazer uma transação com dinheiro, a recomendação é de que se dirija a uma agência bancária para atendimento humanizado. É bem melhor.
SBBA