Último dia para realizar a inscrição para concorrer a delegado sindical pelo BB e pela Caixa
Pelotas contará com ato em defesa da democracia neste 1º de maio (relembre a motivação histórica da data)
O 1º de maio, Dia do Trabalhador, terá um significado especial, em 2018, no Brasil. Os atos marcados para ocorrer, em todo o país, retomam o fato histórico que deu origem a data: a luta por melhores condições de trabalho. Hoje, os trabalhadores saem às ruas em defesa de direitos sociais que foram conquistados, justamente, como decorrência da greve geral do dia 1º de maio de 1886, em Chicago.
Mais do que saudar os mártires de Chicago e exigir que o governo respeite as conquistas dos trabalhadores, os bancários se somam ao 1º de Maio Unificado, em defesa da democracia, pela revogação das [de]formas e por Lula livre.
Em Pelotas, a programação contará com teatro, samba e rock. As atividades ocorrem no Parque Dom Antônio Zattera, a partir das 14h desta terça-feira (1º). Compareça!
Conheça o significado da data
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.
Com informações do Portal Vermelho