Audiência pública aborda implantação do CVV em Pelotas
Importância do serviço e procedimentos necessários para implantação foram alguns dos temas apresentados em audiência pública realizada em Pelotas
Nesta quarta-feira, dia 22, no Plenário da Câmara Municipal de Pelotas, ocorreu uma Audiência Pública referente à implementação da Central de Valorização da Vida (CVV) no município. O evento foi promovido pela Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e mobilizou diversas entidades que trabalham a favor da implantação da CVV na cidade.
Maria de Fátima da Rosa Farias, servidora do IFSul – Campus Pelotas e integrante do Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde da instituição, que tem mantido contato com a CVV desde 2017, afirmou que o objetivo da Audiência foi sensibilizar a comunidade. A entidade, que não possui fins lucrativos, funciona através de doações e necessita de um grande engajamento de vários setores da sociedade, como órgãos de saúde e escolas, conforme explica a servidora.
Na oportunidade, o Coordenador Nacional de Expansão da CVV, João Régis da Silva, destacou os procedimentos necessários para implementação do serviço e participação de voluntários. “O suicídio está cada vez mais presente. É preciso romper com o silêncio sobre o assunto”, alerta Silva. A entidade, que é reconhecida como de utilidade pública federal, coloca-se à serviço da construção de uma sociedade mais compreensiva e solidária.
Ao saudar a implementação do CVV, a coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Gicelma Kaster, trouxe um dado preocupante sobre o suicídio em Pelotas. “De janeiro à abril, nosso município já registrou 62 tentativas de suicídio”, alertou, ao criticar o baixo quórum de vereadores presentes, na Casa, para debater o tema.
O telefone de contato do CVV é o 188 e pode ser acessado de qualquer lugar do país.
Em Pelotas, quem precisar acessar o serviço de saúde mental do município pode entrar em contato com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Abaixo a lista dos Centros que prestam serviço de acolhimento para pessoas em situação de sofrimento psíquico:
CAPS AD – 3222-3350
CAPS Baronesa – 3272-1030
CAPS Castelo – 3227-6465
CAPS Escola – 3229-2923
CAPS Fragata – 3281-1081
CAPS Infantil – 3222-6290
CAPS Porto – 3278-2068
CAPS Zona Note – 3273-6301
Seeb Imprensa Pelotas