Campanha da diversidade da categoria bancária teve início nesta segunda-feira (15)
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- 15 de julho de 2019
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A Campanha tem o objeto de avançar ainda mais no combate ao preconceito e busca envolver o bancário como um agente da diversidade nos locais de trabalho Bancários e bancárias de todo o país participarão de uma campanha que abordará questões sobre a diversidade a partir desta segunda-feira (15). A campanha que foi proposta pelo Comando Nacional dos Bancários, após intensas discussões realizadas durante as negociações na mesa de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), tem o objetivo de sensibilizar a categoria e a sociedade sobre questões de diversidade e principalmente acabar com o preconceito nos locais de trabalho.
“Diante do atual momento histórico que estamos passando, é de extrema importância enfatizar a diversidade nos locais de trabalho em todo o Brasil. A discriminação e o preconceito vêm ganhando espaço em nosso país e diante disso precisamos intensificar a nossa luta por mais políticas afirmativas e combater a desigualdade entre homens e mulheres, brancos e negros nos ambientes de trabalho”, enfatizou Rosalina Amorim, secretária da Políticas Sociais da Contraf-CUT.
Hotsite da Diversidade
Várias ferramentas de comunicação estarão disponíveis aos trabalhadores do ramo financeiro, entre elas está o lançamento de um Hotsite, com informações aprofundadas sobre a importância da diversidade no local de trabalho. A campanha se prolongará até outubro, quando se encerrará a fase de questionário do 3° Censo da Diversidade. De agosto à outubro, acontece a aplicação de questionários à categoria do 3º Censo da Diversidade. A previsão é a de que os resultados deverão ser tabulados e analisados de novembro a janeiro e a divulgação deve ser feita em fevereiro de 2020. O cronograma foi definido pelo Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), durante a mesa permanente de igualdade e oportunidades, do dia 10 de abril deste ano, em São Paulo.
Agente da Diversidade – Um grande avanço da última campanha salarial
O 2° Censo teve um caráter de diagnóstico, mas o 3° Censo da Diversidade, que foi uma conquista da última campanha salarial, frutos dos debates das mesas de negociações, amplia o seu totalmente o seu caráter e vem com um grande projeto de conscientização nos locais de trabalho. Para isso, a novidade deste censo é a de que nos locais de trabalho se estimulem os bancários a serem Agentes da Diversidade. “A ideia é que não seja apenas um censo, mas uma campanha em prol da diversidade. Que cada local de trabalho, alguém se disponibilize para ser agente. Desta forma mostramos a importância das políticas afirmativas, pois o combate às discriminações não acontece só a partir das mudanças das pessoas, mas a partir de ações institucionais que promovam mudanças de regras e política afirmativas”, explicou Elaine Cuts, secretária da Mulher
Número revelados pelo Censo da Diversidade
O 1º Censo foi realizado em 2008 pela Febraban em conjunto com a Contraf-CUT, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e Ministério Público do Trabalho. Foi respondido por 204,1 mil bancários de todo o país. A iniciativa contou com a assessoria do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e foi tema de várias audiências públicas na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O levantamento revelou que a maioria dos empregados nos bancos era do sexo masculino (52%), brancos (77%) e estavam alocados em funções de caixa ou de escriturário (68%). Apenas 19,5% dos trabalhadores do sistema financeiro eram negros ou pardos e ganhavam, em média, 84,1% do salário dos brancos.