Reunião da COE Banrisul debate nova proposta de PPR e orienta assembleias
Rumo à greve do dia 13 de agosto, comunidade da UFPel prepara atividades de mobilização
Em defesa da educação pública e contra a Reforma da Previdência, estudantes e trabalhadores/as da educação preparam a Greve Nacional da Educação para o dia 13 de agosto. A paralisação tem como foco a contrariedade ao programa “Future-se”, projeto do governo federal que visa colocar fim ao caráter público das instituições federais de ensino. Em Pelotas, a Comissão de Mobilização da comunidade da UFPel está organizando uma agenda de mobilização para fortalecer a construção da data.
As atividades de construção da Greve Nacional da Educação buscam envolver a sociedade em geral na luta pela educação pública. As entidades representativas dos segmentos da UFPel (ADUFPel-SSind, ASUFPel e DCE) promoverão o debate sobre o que o programa “Future-se” e os recentes cortes de investimentos em educação representam para o ensino.
As principais deliberações já encaminhadas são a realização de uma edição do projeto “Universidade na Rua” e a elaboração de material informativo sobre as ameaças do “Future-se”. O material, segundo a presidenta da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira, visa alertar a população sobre os prejuízos que o programa trará às universidades. “Na nossa compreensão este é um projeto que efetivamente destrói a universidade, abrindo-a para o capital financeiro. Ao contrário do que o governo diz, da garantia da autonomia das universidades, ele as torna reféns do mercado”, aponta.
Universidade na Rua
No dia 10 de agosto, o projeto “Universidade na Rua” acontecerá no bairro Dunas. O projeto é uma iniciativa da comunidade acadêmica da UFPel que tem como objetivo levar à população informações sobre projetos de ensino e extensão que acontecem na Universidade. Além disso, ocorrem intervenções dos cursos.
Comissão de Mobilização
A Comissão de Mobilização foi encaminhada na Assembleia Geral da comunidade universitária da UFPel ocorrida no dia 18 de julho. O grupo se reuniu na segunda-feira (22) e continuará se encontrando periodicamente para articular ações relacionadas à defesa da educação pública.
A próxima reunião da Comissão de Mobilização da comunidade acadêmica da UFPel acontece nesta quinta-feira (25), às 17h, na ASUFPel.
Fonte: Assessoria ADUFPel