Café com Conteúdo aborda aspectos amplos da saúde física e mental para os bancários
Mês de março é marcado por luta das mulheres por justiça, democracia e fim da violência
Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a luta feminina por direitos e igualdade se intensifica. Em todo o país, estão previstos atos em defesa da democracia, da educação, da saúde, dos empregos, pelo fim do feminicídio e da violência e por mais políticas sociais.
Em Pelotas, as atividades têm início no próximo final de semana. No sábado, dia 7 de março, está prevista uma grande marcha, com concentração marcada para às 10h no chafariz do calçadão. Já no domingo, dia 8 de março, mulheres estarão reunidas no Altar da Pátria, na Avenida Bento Gonçalves, para produzir materiais e destacar a importância da data para a luta das mulheres.
Pelo fim da violência
Os dados mostram a importância da luta das mulheres neste 8 de março. Segundo a plataforma Evidências sobre Violências e Alternativas para mulheres e meninas (EVA), do Instituto Igarapé, no Brasil, 1,23 milhão de mulheres reportaram ser vítimas de violência entre 2010 e 2017. No mesmo período, mais de 177 mil mulheres e meninas foram vítimas de violência sexual e 38 mil mulheres foram assassinadas.
Em janeiro deste ano, apenas no Rio Grande do Sul, já foram registrados 134 estupros e 2083 casos de lesão corporal contra mulheres. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do estado.
Categoria bancária
O setor bancário registrou, recentemente, um avanço na luta contra a violência. No dia 19 de fevereiro deste ano, a Fenaban acatou a proposta do Comando Nacional dos Bancários e aceitou criar um canal de atendimento para as bancárias vítimas de violência.
Apesar da conquista, é necessário manter a atenção. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sociais (Dieese), as mulheres recebem apenas 82,8% do valor pago aos funcionários homens no setor bancário.
A equidade na categoria deve ser discutida ainda este mês, quando os dados definitivos do Censo da Diversidade Bancária, realizado em 2019, forem apresentados.
Confira a programação completa das atividades previstas para Pelotas durante o mês de março:
Com informações Contraf CUT e SP Bancários