Banco Central reduz taxa Selic para 3% ao ano
Trata-se do menor patamar desde o início da série histórica, em 1996, e o sétimo corte seguido – o terceiro deste ano
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu, na quarta-feira (6), a taxa Selic de 3,75% para 3% ao ano.
Esse é o sétimo corte consecutivo da taxa no atual ciclo, após período de 16 meses de estabilidade. Com isso, a Selic está agora em um novo piso da série histórica do Copom.
Segundo o comunicado, divulgado pelo Banco Central, o Copom tomou a decisão por conta da forte queda no nível de atividade da economia mundial em razão da pandemia do novo coronavírus.
“Políticas fiscais de resposta à pandemia que piorem a trajetória fiscal do país de forma prolongada, ou frustrações em relação à continuidade das reformas, podem elevar os prêmios de risco e gerar uma trajetória para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”, diz um trecho da nota.
O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a Selic, buscando o cumprimento da meta de inflação. A meta é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão formado pelo Banco Central e Ministério da Economia. A nova reunião do comitê está marcada para os dias 16 e 17 de junho.
Fonte: Brasil 247