Atos contra Bolsonaro aconteceram em diversas capitais no domingo (21)
Enquanto manifestantes antifascistas e antirracistas mobilizaram caravanas com destino à Esplanada dos Ministérios, em Brasília na manhã de ontem, domingo (21), outras capitais brasileiras também amanheceram com protestos contra o presidente Jair Bolsonaro e em memória das vítimas do novo coronavírus, que já ultrapassam a triste marca de 50 mil.
Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Aracaju (SE), Goiânia (GO), Recife (PE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) registraram mobilizações nesse domingo.
Confira abaixo como foi a situação em cada capital no domingo (21):
Brasília, DF
Em Brasília, manifestantes de diversos estados se reuniram na manhã de domingo (21) para protestar a favor do impeachment de Jair Bolsonaro, contra o racismo e em defesa da democracia. Torcidas organizadas, movimentos sociais e partidos participaram da grande mobilização que aconteceu na Esplanada dos Ministérios.
Apoiadores de Bolsonaro também de manifestaram, em número reduzido. Novamente, eles carregavam faixas pedindo intervenção militar.
Belo Horizonte, MG
Belo Horizonte foi uma das cidades que registrou grande mobilização. Torcidas organizadas, movimentos sociais e partidos convocaram um ato na Praça da Bandeira. Uma carreata contra o presidente também foi realizada.
Apoiadores de Bolsonaro também organizaram ato.
Porto Alegre, RS
A capital gaúca, Porto Alegre, registrou atos contra o presidente e contra o racismo neste domingo. A mobilização se concentrou na Esquina Democrática e reuniu torcidas organizadas, movimentos sociais e partidos. Na cidade também houve atos pró-Bolsonaro.
Rio de Janeiro, RJ
No Rio de Janeiro, um grupo de manifestantes do PCO enfrentaram a Polícia Militar, que não queria permitir a realização de ato na Cinelândia. Segundo o Diário da Causa Operária, um manifestante, Henrique Simonard, foi preso.
São Paulo, SP
Uma das capitais que organizou caravanas de torcidas organizadas para o ato de Brasília, São Paulo, também registrou protestos. Manifestantes ligados ao PCO se reuniram pedindo Fora Bolsonaro na Praça Roosevelt.
Familiares e amigos do jovem Guilherme Silva Guedes, de 15 anos, assassinado por policiais militares no dia 14 de junho. Mensagens contra o racismo e contra a violência policial marcaram a ação.
Vitória, ES
Em Vitória também houve mobilização em memórias às vítimas do coronavírus. A ação, organizada pela Plenária Contra o Covid no ES, espalhou cruzes na praia de Camburi e foi alvo de vandalismo por parte de uma apoiadora do presidente Bolsonaro, que arrancou faixas e saiu andando.
Médicas e Médicos pela Democracia
Profissionais de saúde promoveram uma série de ações contra a negligência de Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus em Maceió, Aracaju, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, João Pessoa e Salvador. O movimento Médicas e Médicos pela Democracia espalhou faixas e cruzes nas capitais e em cidades do interior, como Petrolina (PE), Caruaru (PE), Canidé (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Patos (PB). Um dos lemas das mobilizações foi “o SUS salva vidas, Bolsonaro não”.
Fonte: Revista Fórum
Foto: Reprodução/Twitter