Conscientização sobre a Síndrome de Down é tema de audiência proposta pelo vereador Sid Fagundes (PT)
Para marcar a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no domingo (21), e a abertura da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down, foi realizada, na Câmara de Vereadores de Pelotas, na última segunda-feira (22), uma audiência pública online, proposta pelo vereador Sidnei Fagundes, o Sid (PT), para discutir temas como integração na sociedade e no mercado de trabalho, inclusão escolar e preconceito.
Durante duas horas vereadores, representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil fizeram diferentes abordagens sobre a luta das pessoas com Síndrome de Down por mais inclusão e qualidade de vida.
Um dos convidados foi o professor de teatro Gabriel Almeida que falou sobre o preconceito sofrido pelos portadores da síndrome, como ele. “O preconceito ofende uma pessoa com Down. As pessoas precisam entender que nós somos como todas as outras pessoas e fazemos coisas como todo mundo faz: a gente dança, pratica esporte, faz festa, estuda, entra numa faculdade, se forma na faculdade e estamos no mercado de trabalho também. Por isso peço que as pessoas pensem sobre seus atos”, afirmou.
A representante a Associação dos Pais de Down em Pelotas (Apadpel) Luana Braga destacou as dificuldades enfrentadas pelas famílias durante o período da pandemia devido a suspensão de serviços públicos. “Durante esse período recebemos, por exemplo, dez bebês cujas famílias não conseguiram atendimento de fisioterapia e hoje contam somente com orientações passadas online pelo pessoal da associação para conseguir dar esse atendimento precoce as crianças”.
O conselheiro tutelar Ronaldo Quadrado afirmou que o órgão acompanha com preocupação a precariedade de serviços e políticas públicas voltadas para a população de pessoas com Down. “Isso nos preocupa muito pois o sucesso do processo de integração e autonomia que vai gerar o efeito de colocar fim no preconceito”, disse.
Para o vereador Sid a audiência cumpriu sua missão ao trazer para a pauta da comunidade a questão das pessoas com Down e ao conseguir apoio para a ampliação das discussões de temas relacionados a essa população. “A política pública deve ser integradora e a pessoa com deficiência deve ser protagonista, pois nenhuma limitação impede a vida e a garantia de direitos essenciais”, afirmou.
Participaram da audiência online além do vereador Sid (PT), os vereadores Miriam Marroni (PT), Fernanda Miranda (PSOL), Jurandir Silva (PSOL), Marisa Schwarzer (PSB), Paulo Coitinho (Cidadania) e Cristiano Silva (PSDB).
Em suas manifestações todos defenderam a necessidade de consolidação de novos fóruns para o debate sobre políticas públicas capazes de promover e garantir maior integração e autonomia das pessoas com Down na sociedade e, ainda, para combater a discriminação e o preconceito. O presidente da Câmara, Cristiano Silva propôs a criação de uma comissão especial para o tema e uma nova audiência pública dentro de, no máximo, 30 dias.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas, com edição SEEB Pelotas e Região
Fotos: Volmer Perez