Olívio Dutra defende direito do povo gaúcho decidir sobre o futuro do Banrisul
Durante a sua participação na live “Por que Defender o Plebiscito? Contra a privatização do Banrisul, Procergs e Corsan”, no último domingo, dia 25 de abril, o ex-governador, Olívio Dutra, que é também ex-funcionário do banco e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, defendeu a realização de plebiscito e criticou a PEC 280/2019, de autoria do deputado Sergio Turra (PP).
Para Olívio, a retirada do plebiscito da Constituição Estadual representa um duro golpe na democracia. “A democracia tem que ser um processo permanente de participação. É direito do povo gaúcho discutir, debater e se posicionar sobre coisas tão importantes como a pretensão de privatizar o patrimônio público. São empresas estratégicas. Não é qualquer empresinha, aqui, ou ali. São instrumentos importantes”, enfatizou Olívio.
O governador lembrou da privatização do Lafergs, Laboratório Farmacêutico do Estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto de pandemia, o Lafergs poderia contribuir para o retorno mais veloz da normalidade ao produzir vacinas contra a Covid-19. “Imagina neste momento de pandemia. A cidadania gaúcha conquistou o direito de votar no plebiscito. Até porque a votação por unanimidade. No meu entendimento, o poder público não pode se desfazer dessas ferramentas. Tem que fazê-las funcionar”, acrescentou.
Abaixo você assiste à íntegra da live transmitida no domingo (25)
Fonte: Imprensa SindBancários, com edição SEEB Pelotas e Região