Bancários exigem vacinação prioritária contra a Covid-19
Desde que a vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil, em janeiro deste ano, entidades associativas e sindicais têm cobrado do Governo Federal a inclusão dos bancários no grupo prioritário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O entendimento é de que a categoria realiza serviço essencial e por isso está mais exposta ao contágio do vírus e as agências funcionam como vetores de transmissão, colocando em risco também à saúde das pessoas que procuram atendimento.
Serviço Essencial
A atividade bancária, conforme decreto presidencial de 2020, está entre as atividades consideradas essenciais a serem executadas durante a pandemia pela Covid-19.
“Bancárias e bancários são obrigados a trabalhar o tempo todo e se as demandas nas agências bancárias têm sido muito grandes, eles também têm que estar na prioridade da vacina”, defende a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.
A entidade reivindicou ao Ministério da Saúde a inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização contra o coronavírus.
Sindicatos e federações também pressionam governos estaduais para que os bancários tenham prioridade na imunização, além do Ministério da Saúde. Algumas entidades sindicais disponibilizaram, inclusive, abaixo-assinado virtual que cobra a inclusão da categoria bancária no grupo prioritário da vacinação.
Fonte: Fenae, com edição SEEB Pelotas e Região
Arte: SEEB Pelotas e Região