15 milhões de pessoas estão sem emprego no Brasil

Sem nenhuma medida eficaz que possa garantir contratações aos brasileiros, a taxa de desemprego do país volta a crescer. Segundo o IBGE, a taxa média de desemprego é de 14,7%, totalizando quase 15 milhões de pessoas de fora do mercado formal, ou seja, sem direitos.

De acordo com o levantamento do IBGE, houve uma alta de 6,3%, ou de mais 880 mil pessoas na fila por uma vaga de trabalho no país, na comparação com o 4º trimestre de 2020. Somente em um ano, 1,956 milhão de pessoas entraram nas estatísticas do desemprego, totalizando 14,761 milhões de pessoas sem trabalho com carteira assinada.

A população que desistiu de procurar uma vaga no mercado de trabalho, os chamados de desalentados, alcançou patamar recorde, somando 6 milhões de pessoas, com crescimento de 25,1% ante o mesmo período de 2020. Ou seja, a taxa de desemprego poderia ser ainda maior se muitos brasileiros continuassem a procurar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Com a pandemia da Covid-19, milhões de brasileiros foram demitidos e muitos se encontram na margem de vulnerabilidade da sociedade. O governo Bolsonaro nada faz para socorrer os trabalhadores. Pelo contrário. Cria um auxílio emergencial que não dá para nada, e também não socorre pequenos empresários, capazes de gerar empregos. 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA)

Imagem: SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo