Absurdo: Prefeita aprova, na Câmara, nova taxa de iluminação para Pelotas
Em ano de Pandemia, com inflação descontrolada, aumento generalizado de preços e desemprego elevado, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), está criando mais uma taxa para onerar as famílias pelotenses. A “taxa de iluminação” passará a ser cobrada já a partir de abril de 2022, devendo ser sancionada ainda este ano.
Prática recorrente dos governos tucanos, sempre às vésperas do Natal e do ano novo, aproveitando a distração da população de Pelotas, a Prefeitura tem aprovado, junto à sua base, na Câmara de Vereadores, novas taxas. A nova cobrança se soma, agora, às taxas de lixo, esgoto e IPTU.
Contrariando o discurso de campanha, os tucanos têm se especializado na criação de taxas e no aumento de impostos. Uma política que desconsidera o fato de que o país atravessa um dos piores momentos de crise econômica da últimas décadas. Basta uma breve volta pelo centro de Pelotas para verificar o aumento da informalidade e da miséria, com diversas pessoas fazendo o possível para garantir um sustento mínimo e, muitas, vivendo em situação de rua.
Como se não bastasse a falta de empatia do governo municipal, a população de Pelotas tem sido completamente excluída destas decisões, sem que se abra um amplo diálogo junto às famílias de Pelotas, que, a cada ano, se veem surpreendidas com a cobrança de mais taxas, mesmo recebendo um serviço que deixa a desejar.
Abaixo você fica sabendo como votaram os vereadores.
FAVORÁVEIS À COBRANÇA DA TAXA DE ILUMINAÇÃO:
Dila Bandeira (PSDB)
Márcio Santos (PSDB)
Jone Soares (PSDB)
Marcos Ferreira, o Marcola (PTB)
Fagner Feijó (PTB)
Rafael Barriga (PTB)
Carlos Júnior (PSD)
Reinaldo Belezinha (PSD)
Robert Botelho (PP)
Cesar Brisolara, o Cesinha (PSB)
Paulo Coitinho (Cidadania)
José Sizenando (DEM)
AUSENTE:
Jair Bonow (PP)
CONTRÁRIO À COBRANÇA DA TAXA DE ILUMINAÇÃO:
Fernanda Miranda (PSOL)
Jurandir Silva (PSOL)
Miriam Marroni (PT)
Sidnei Fagundes (PT)
Cristina Oliveira (PDT)
Anselmo Rodrigues (PDT)
Marisa Schwarzer (PSB)
Redação e foto: Eduardo Menezes / Seeb Pelotas e Região