Tarciana Medeiros toma posse da presidência do Banco do Brasil
Pela primeira vez em 214 anos de história, o Banco do Brasil terá uma mulher no comando. Com mais de duas décadas como funcionária de carreira da instituição, a paraibana Tarciana Medeiros tomou posse nesta segunda-feira, 16. Assim, junto com Maria Rita Serrano à frente da Caixa Econômica Federal, ela passa a formar a dupla de mulheres no comando dos dois principais bancos públicos do país.
Tarciana prestou homenagens a Ema Medeiros que, em 1924, aos 20 anos, foi a primeira mulher escriturária do Banco do Brasil. Dona Ema trabalhou por 30 anos, na agência de Pelotas, e morreu em 2006, aos 102 anos. A nova presidenta do banco ressaltou a coincidência “muito bonita” de carregar o mesmo sobrenome da primeira funcionária. “Hoje as mulheres ocupam cada vez mais espaço no BB, fazem a diferença no mercado de trabalho, e conquistarão cada vez mais espaço, onde elas quiserem”, disse a nova presidenta.
Nesse sentido, ela também destacou a diversidade dos trabalhadores do banco. “Nosso banco é diverso, em um país diverso. Somos a cara do Brasil.” Além disso, observou a diversidade etária e de renda da clientela do banco.
Assim, ela prometeu avançar na construção permanente de um novo modelo de relacionamento com os clientes, que vão desde empreendedores individuais a grandes corporações, do agricultor familiar ao agronegócio. Ao mesmo tempo, prometeu “retorno justo” aos cerca de 1 milhão de acionistas do banco.
“Vamos promover ainda mais as boas práticas agrícolas, com destacado apoio à agricultura familiar, aliando crescimento e sustentabilidade no campo. Outro ponto importante é o fomento ao empreendedorismo, estando ao lado do pequeno lojista, do comerciante, do prestador de serviços, orientando a sua vida financeira e apoiando o desenvolvimento econômico”, frisa.
Internamente, disse que a diversidade não vai ficar apenas no simbolismo da sua nomeação. “Construiremos diagnósticos precisos e adotaremos medidas concretas, para diversificar ainda mais os times e as lideranças.” Por isso, prometeu aos 85 mil funcionários do BB uma gestão pautada pela transparência, e pelo diálogo “aberto, franco e propositivo”.
“Vibraremos juntos a cada projeto implementado, cada melhoria de processos, cada cliente satisfeito, cada cidadão respeitado, cada retorno de capital investido. E nos sentiremos realizados ao saber que podemos participar ativamente da transformação do país em uma nação que valoriza o seu povo e a sua cultura. Tudo isso feito, gerando menos desigualdades e muito mais oportunidades”, declarou Tarciana.
Fonte: Rede Brasil Atual
Foto: Ricardo Stuckert