8M Pelotas: tradicional marcha dá início às atividades no município

O Brasil vive um novo momento na política nacional, com destaque para a participação feminina tanto no governo quanto no comando da Caixa e do Banco do Brasil, duas instituições financeiras que são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país.

Na esteira destes acontecimentos, a TV dos Trabalhadores transmite, nesta quarta-feira, 8 de março, a partir da 11h, uma cerimônia em que presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar uma série de medidas voltadas aos direitos das mulheres.

Data histórica

Conforme lembra reportagem da RBA, “o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março porque nesta data, no início de 1917, ocorreu a principal manifestação de trabalhadoras na Rússia por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do país na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, motivando o início da Revolução Russa. Pelo calendário do país (calendário juliano) o ato ocorreu em 23 de fevereiro, que corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, usado no Brasil”.

8M em Pelotas

Com o lema: “Nos queremos vivas e com direitos! Nem uma morte por aborto clandestino! Sem anistia para os golpistas!”, as mulheres pelotenses saem as ruas, neste 8 de março, dando início à campanha 8M Pelotas 2023. A concentração está marcada para as 17h, no Chafariz do Calçadão.

Na página de convocação para as atividades que começam nesta quarta-feira, as organizadoras enfatizam que “a luta de mulheres, no Brasil, irá enfrentar, a partir desse ano, os resquícios do bolsonarismo”. Outro trecho do texto de divulgação enfatiza que, “nas esferas regional e local, a luta é permanente por melhor gestão na saúde pública e melhorias na rede de proteção às mulheres”

As atividades do 8M, em Pelotas, terão uma agenda de atividades unificadas e outras, descentralizadas, ao longo do mês de março, que estão sendo divulgadas nas redes do movimento (acesse aqui).

Confira a agenda do 8M Pelotas:

08/03 – Marcha com concentração na Esquina Democrática (chafariz do calçadão)
11/03 – Almoço das mais velhas no Kilombo canto de conexão
11/03 – banquinha do 8M na feira vegana Brota
14/03 – Justiça por Marielle Franco – 5 anos do assassinato
Compartilha esse evento pra que ninguém fique de fora da agenda Março de Luta da Frente Feminista 8M Pelotas! 

Foto: Arquivo 8M Pelotas

Redação: Eduardo Menezes, com informações da RBA, TVT, Contraf-CUT e 8M Pelotas

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo