Último dia para realizar a inscrição para concorrer a delegado sindical pelo BB e pela Caixa
Ato em frente ao Banco Central pede redução da taxa básica (Selic)
Trabalhadores bancários e representantes de centrais sindicais de todo país foram às ruas nesta terça-feira, 21, pela redução da taxa básica de juros (Selic), em manifestação convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Definido pelo Banco Central (BC), o índice é de 13,75% ao ano. Em Porto Alegre, o ato aconteceu em frente ao Banco Central e contou com representantes do SindBancários, Fetrafi-RS, CUT-RS e outras entidades.
A data foi escolhida por ser o primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic). Este é o segundo encontro do comitê após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião vai até esta quarta-feira (22), quando é anunciada, após o fechamento do mercado, a decisão do grupo.
As mobilizações reivindicaram também a democratização do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), que julga processos administrativos de grandes devedores (saiba mais aqui), e a saída do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicado pelo governo Bolsonaro, com mandato até dezembro de 2024.
Fonte: Imprensa SindBancários, com edições SEEB Pelotas e Região