Último dia para realizar a inscrição para concorrer a delegado sindical pelo BB e pela Caixa
Banrisul apresenta justificativas para mudança no Teletrabalho
O Comando dos banrisulenses esteve reunido com o banco nesta terça-feira, 20, para tratar do teletrabalho nas áreas de Tecnologia da Informação (TI). Após o prazo de mudança ser suspenso, o Banrisul apresentou suas justificativas ao movimento sindical para impor a mudança no regime de trabalho dos empregados da área de TI. As justificativas foram rechaçadas pelo Comando. Dentre elas, o banco considera que os colegas estariam reduzindo a produtividade e perdendo o vínculo com a cultura da empresa.
Em duas horas e 30 minutos de reunião, o Banrisul argumentou suas justificativas, mas não trouxe o mapeamento dos postos de teletrabalho em todas as áreas, e quais têm maior ou menor grau de necessidade presencial. O Comando reivindica esses dados desde as mesas de negociação sobre o tema no começo do ano. “Consideramos que esse levantamento seja fundamental para fazer a discussão com os colegas. A mudança no regime de trabalho mexe com a vida das pessoas. Não pode ser feita desta forma brusca, desnecessária e sem diálogo. Se há algum projeto específico que o banco necessite a presença dos colegas, que selecione alguns dos trabalhadores para essa demanda”, destacou a diretora do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira.
Os negociadores do Banrisul prometeram que as solicitações do movimento sindical sobre o regime de teletrabalho serão encaminhadas para a diretoria para discussão interna e um retorno será dado ainda nessa semana. Afirmaram também que há sensibilidade às demandas e trabalharão no intuito de diminuírem-se os impactos da decisão, ainda que o banco considera que são necessárias mudanças no modelo vigente. Em maio, os empregados do Banrisul haviam recebido comunicado de que o modelo de trabalho híbrido seria alterado já no mês junho. A notícia gerou revolta. Ao saber da alteração, os(as) empregados(as) da área de TI se mobilizaram rapidamente e arrecadaram 448 assinaturas em um abaixo-assinado contrário à decisão do Banrisul, que atendeu o pedido de suspensão protocolado pelo sindicato e abriu a negociação. Os trabalhadores e trabalhadoras das áreas de tecnologia seguem mobilizados e dialogando bastante, na expectativa de um retorno positivo do Banco antes do mês de junho acabar.
Diante da situação, a Fetrafi-RS enviou, nesta quarta-feira, 21, novo ofício ao Banrisul, sugerindo encaminhamentos em relação ao tema. A representação sindical também pretende organizar uma plenária nos próximos dias, para ampliar o diálogo com os cerca de 1 mil banrisulenses da TI do banco público. Confira o documento.
Fonte: Portal dos Bancários RS, com edição SEEB Pelotas e Região