Movimento Sindical quer evitar injustiças
Na última terça-feira (27/06), foi realizada mais uma plenária para tratar de teletrabalho, em especial das mudanças anunciadas pelo Banrisul nas áreas de TI: o Banco decidiu limitar, a partir do dia 1º de julho, o sistema em 15/15, ou seja, 15 dias de trabalho presencial e 15 de home office. Cerca de 230 pessoas participaram da reunião virtual.
Os Banrisulenses não aprovam a medida considerada injusta e que não condiz com a realidade atual, por exemplo, dos profissionais da T.I. Estes trabalhadores técnicos, os quais exerceram home office em tempo integral ao longo da pandemia, alcançam produtividade e atendem as demandas do Banco. Em dezenas de outros setores do Banco, a demanda represada segue no sentido contrário, pela ampliação dos dias de teletrabalho.
O Comando já solicitou a suspensão da alteração unilateral e a melhoria das condições de trabalho, abertura de diálogo mais aprofundado sobre o TI e fornecimento de mais informações. O pedido foi feito por ofícios encaminhados ao Banrisul.
Como encaminhamentos da plenária os banrisulenses consensuaram a organização de ações coletivas progressivas, na intenção de que o Banrisul se sensibilize frente às justas demandas de seus empregados e empregadas. Em um debate criativo, o uso de balões, panfletos, telas desligadas, reuniões virtuais ou presenciais em massa, formas variadas de retardo, dias de cor, execução simultânea de músicas, foram algumas das soluções propostas, provando que a luta coletiva tem capacidade de sempre se reinventar.
Fonte: SindBancários Poa e Região, com edição SEEB Pelotas e Região