Bancários de Pelotas e Região participam de encontro de Delegados Sindicais
Nesta última quinta-feira, dia 17 de agosto, quatro delegados sindicais de Pelotas e Região se fizeram presentes no Encontro dos Delegados Sindicais do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal e do Banrisul, que ocorreu em Porto Alegre. Luciane Viana e Cristiano Rodrigues representaram os empregados do banco dos gaúchos; Giovani Costa Macedo, por sua vez, representou os trabalhadores da Caixa; e Matheus Rodrigues marcou presença como representante dos seus colegas do BB.
Ao falar da recente pesquisa realizada junto à categoria bancária, sobre metas abusivas na saúde dos trabalhadores do ramo financeiro, Matheus destacou o interesse dos funcionários do BB, sobretudo no que diz respeito a manifestar sua opinião em relação às condições de trabalho, já que tiveram o maior percentual de participação. “Esse engajamento é fundamental para aumentarmos a representatividade e fortelecermos a nossa base de associados. Somente com uma base forte, atuando juntos, é que podemos mais”, ressaltou o delegado sindical.
O Encontro, organizado em conjunto entre a Fetrafi-RS e os 37 sindicatos a ela filiados, tratou de temas fundamentais para a formação sindical; como a análise detalhada dos aspectos econômicos que dizem respeito às realidades gaúcha e nacional. O tema ficou por conta de Alisson Droppa, economista e técnico do Dieese/RS.
Também presente no Encontro, o diretor de Saúde e Condições de Trabalho da CONTRAF-CUT, Mauro Salles, fez questão de salientar o crescimento dos adoecimentos e sofrimentos psíquicos entre a categoria bancária. “Essa é uma realidade que se faz presente em todo o estado, em função da aplicação de metas cada vez mais abusivas, nos locais de trabalho”, enfatizou.
O evento contou, ainda, com a participação da economista Juliane Furno, que aprofundou o debate proposto em seu livro “Economia para a Transformação Social: pequeno manual para mudar o mundo”.
Redação: Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região