Regional Sul promove Caminhada no Cassino para bancários de Pelotas, Rio Grande e Camaquã
Sindicato promove Roda de Conversa sobre Saúde Mental
Comemorado no último dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental desperta o interesse para um tema que o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região entende ser prioritário. Para ouvir os bancários de Pelotas e Região sobre o tema, será realizada uma Roda de Conversa, no dia 21 de outubro, a partir das 10h, no Del Patio Eventos – rua Guaíba, n° 50, Laranjal – Pelotas/RS. A atividade, que é aberta a todos os bancários e gratuita, conta com a parceria da Fetrafi-RS, do Sindicato dos Bancários de Rio Grande e do Sindicato dos Bancários de Camaquã. Para se inscrever basta acessar o formulário disponibilizado pelo Sindicato, clicando aqui!
“Nessa atividade queremos ouvir pessoalmente os colegas, para organizarmos o enfrentamento para o que consideramos ser o principal monstro para a vida da categoria bancária, que é o adoecimento mental”, enfatiza a diretora do Sindicato Raquel Gil, que atua, também, como diretora de saúde da Fetrafi-RS.
Ao reforçar a importância da categoria participar da atividade, Raquel chama à atenção para os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o Brasil como país com o maior índice de ansiosos de todo o mundo, chegando a um patamar de 18 milhões de pessoas – o que representa 9,3% da população. Situação semelhante aos casos de depressão, que atinge 5,8% da população brasileira.
“A Fetrafi-RS já tem realizado este tipo de atividade em outras cidades, como Caxias e Porto Alegre, além de duas Conferências que tratam deste tema, com a participação da doutora Maria Maeno; além disso, estamos atuando junto à Contraf, participando da Campanha Menos Metas Mais Saúde, realizada no Brasil inteiro”, explica Raquel.
Recentemente, a diretora Raquel Gil esteve participando de uma audiência pública, no Congresso Nacional, em Brasília, para debater o adoecimento mental no ambiente de trabalho e já tem novo compromisso marcado, agora no Senado, para continuar repercutindo o tema, no dia 26 de outubro.
“Achamos fundamental levar tanto aos orgãos de saúde quanto aos governos o atual cenário das relações de trabalho, por isso queremos ouvir os nossos colegas bancários e ajudá-los a se preservarem de práticas que são nocivas à saúde mental”, reforça a dirigente do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região.
Confira o cronograma de atividades para o dia 21/10:
10h – Exibição do documentário “Além do limite: quando a meta é sobreviver”
12h – almoço no local (Del Pátio Eventos)
14h – Roda de conversa “Superando o adoecimento generalizado da categoria bancária” com Jacéia Netz (Asssessora de Saúde da Fetrafi-RS), André Guerra (Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social), Raquel Gil (Diretora de Saúde da Fetrafi-RS) e Emerson Petiz Botelho (Diretor de Saúde do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região)
17h – Coquetel de encerramento no local (Del Pátio Eventos)
Redação: Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região