Visita ao SindBancários contribui para retomada do GAS em Pelotas e Região

Vivência junto ao Grupo de Ação Solidária do SindBancários, que é referência para a categoria, servirá de subsídio para implementação do Projeto pelo Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região

Na última semana de novembro, quatro diretores do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEB/PEL) estiveram visitando o Grupo de Ação Solidária (GAS) do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários). Fábio da Silveira, Francine Fagundes, Lucas da Cunha e Sérgio Seus tiveram a oportunidade de conhecer um trabalho que é referência para a categoria em todo o país, já projetando o desenvolvimento de um projeto semelhante para os bancários do metade sul do estado.

Conforme explica a diretora Francine Fagundes, coordenadora de assuntos jurídicos do SEEB/PEL, esta gestão está empenhada em retomar o trabalho que já foi desenvolvido, em momentos anteriores, mas aprofundar aspectos que, hoje, se mostram ainda mais importantes de serem trabalhados devido ao aumento no número de bancários que têm desenvolvido algum tipo de sofrimento psíquico em decorrência da rotina desgastante de trabalho. “Desde o final de outubro, quando começamos o diálogo para a recriação do GAS, aqui, em Pelotas, observamos a importância desta acolhida aos colegas, que não é apenas clínica, mas, também, jurídica, devido aos possíveis encaminhamentos que cada um destes casos exigem”, ressalta.

Durante a estada na capital gaúcha, os diretores de Pelotas foram muito bem recepcionados pela equipe do SindBancários responsável pelo funcionamento do GAS, aproveitando a experiência para tirar lições que servirão como orientações para a implementação do projeto em Pelotas. À frente do Grupo multidisciplinar que atua em Porto Alegre, a diretora de Saúde e Condições de Trabalho do SindBancários, Jamile de Moraes Chamun; a assessora da Secretaria de Saúde, Jaceia Netz; e o psicólogo André Guerra, puderam demonstrar, na prática, a importância deste trabalho coletivo, que envolve profissionais das áreas da saúde, do direito e do serviço social.

Ao agradecer a acolhida de todo o Grupo à delegação pelotense, o diretor Sérgio Seus fez questão de ressaltar a relação de troca que este primeiro contato irá possibilitar para a retomada do GAS em Pelotas. “Agredecemos tanto os diretores quanto os integrantes do grupo, que nos receberam muito bem. Criamos um vínculo, por meio desta interação com eles, e quem sabe, no futuro, vamos poder trazer esse pessoal a Pelotas para que eles possam dividir o conhecimento que adquiriram, ao longo da sua caminhada, com o grupo que iremos formar por aqui”, disse.

Ainda sem uma data definida para começar os trabalhos em Pelotas, o GAS deve seguir a mesma linha adotada pelos colegas de Porto Alegre, atuando tanto no acolhimento dos trabalhadores bancários quanto na conscientização e promoção à saúde. “A ideia, assim que definirmos uma data para começar os trabalhos, é atuar com uma periodicidade previamente definida para as reuniões, procurando focar na compreensão dos motivos que levam a nossa categoria a adoecer, no ambiente de trabalho, para que possamos previnir, mas também cobrar, quando necessário, que sejam devidamente acionados judicialmente os responsáveis por qualquer tipo de adoecimento psíquico proveniente da rotina nas agências”, explica Francine.

Redação: Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo