Banrisul anuncia medidas de apoio durante as enchentes no RS

Devido ao agravamento da situação das enchentes no Rio Grande do Sul, o Banrisul está operando em regime de contingência. Isso significa que a capacidade de atendimento está limitada, especialmente em áreas afetadas pelas inundações e nas áreas administrativas.

Foram tomadas diferentes iniciativas que visam manter o estrutura operacional dos clientes ativa em todos os canais. No entanto, algumas equipes terão que trabalhar de forma limitada, focando nas ações essenciais para manter o Banco funcionando. Confira algumas das medidas relacionadas aos bancários e aos clientes.

Para os servidores

O Banrisul, em comunicado, anunciou o abono de ponto durante o período de contingência para os afetados diretamente, além de um abono coletivo durante o período de 2 a 10 de maio. Outra medida tomada foi a disponibilização de ressarcimento, em caráter emergencial, de despesas em hotéis e plataformas de locação online – como o AirBnb, Booking, etc – aos empregados que tiveram sua residência afetada e precisaram sair de suas casas.

Cabe ressaltar que os problemas que os bancários/as estiverem enfrentando deverão ser informados às suas gerências, que foram instruídas a flexibilizar os atendimentos caso a caso.

Para os clientes

Com o objetivo de preparar a retomada econômica, diante da devastação que a tragédia climática trouxe para o Rio Grande do Sul, o Banrisul anunciou uma série de medidas emergenciais para apoiar a população e as empresas do Estado. As iniciativas foram divulgadas no dia 8 de maio e incluem R$ 7 bilhões para capital de giro, além de linhas de crédito especiais para os municípios que estão em calamidade pública.

Para as empresas, o Banrisul vai disponibilizar R$ 7 bilhões em linha específica de capital de giro, na Conta Única, com prazo de até cinco anos para pagamento. A medida tem prazo de 60 meses, com renovação semestral automática, inclusive dos juros, com taxa pré-fixada a partir de 1,39% ao mês e pós-fixada a partir de 0,29% ao mês + CDI. Essa linha estará disponível para todas as empresas — MEI, micro, pequenas, médias e grandes empresas —, com isenção de tarifa de abertura de crédito da Conta Única por 180 dias.

O banco também anunciou uma série de medidas para os clientes pessoa física e jurídica dos municípios incluídos no Decreto Estadual de Calamidade Pública (Decreto 57.696 de 1º de maio de 2024), que abrange, até o momento, mais de 300 cidades gaúchas. Essas medidas incluem isenções de tarifa para abertura de contas. Todas as medidas podem ser vistas neste link.

Fonte: Com informações do portal do Banrisul

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo