Morador do Laranjal utiliza redes sociais para reclamar de abandono e fala em processar Prefeitura

O advogado Cláudio Amaral tem recebido o apoio da comunidade após se manifestar em seu perfil pessoal nas redes sociais

A praia do Laranjal tem sido a localidade mais afetada pelas inundações, em Pelotas. A elevação dos níveis da água, neste último final de semana, tornou o quadro ainda mais desolador. Às 17h de domingo (19), a Lagoa dos Patos chegou a atingir a marca de 2,75 metros; bem acima dos 2,49 metros que foram registrados, nesta segunda (20), às 15h.

Conforme informações repassadas pelos pesquisadores da UFPel, que atuam na Sala de Situação da Prefeitura, estas oscilações se devem às mudanças na direção do vento. No entanto, nesta noite de segunda (20), mesmo com ventos favoráveis para o escoamento da água em direção à Rio Grande, a expectativa é de que um grande volume deva ser represado, empurrando a água em direção à margem e aumentando, novamente, os volumes que estão sendo registrados.

Indignação

Na última quinta-feira (16), as declarações do advogado Cláudio Amaral, em sua conta pessoal no instagram, chamaram a atenção. Morador do balneário Valverde, há 32 anos, ele diz ter passado por outras enchentes, mas que nunca houve interesse por parte da Prefeitura em solucionar o problema enfrentado pelos moradores. “O Laranjal sempre foi abandonado, embora tenha o IPTU mais caro da cidade”, ressaltou o morador, em vídeo, ao questionar por que as atitudes tomadas pela Prefeitura são sempre “de última hora” e “paliativas”.

Cláudio também reclama de falta de manutenção nas bombas instaladas na rua Paulo de Souza Lobo e diz não ser atendido ao procurar o poder público municipal. “Nós estamos completamente abandonados. Isso é um crime com o Laranjal. Eu gostaria, com esse vídeo, de juntar o pessoal suficiente para processar a Prefeitura pelo descaso que tem conosco”, finalizou ao se dirigir aos demais moradores do bairro, recebendo diversas mensagens de solidariedade e apoio.

Em sua live diária, na manhã desta segunda (20), a Prefeita Paula Mascarenhas disse estar ciente da situação no Laranjal. Ela afirmou que a Prefeitura estaria trabalhando com alternativas para reduzir os níveis da água nos balneários Valverde e Santo Antônio, além da Colônia de Pescadores Z3 e do Pontal da Barra, mas não detalhou quais seriam estas medidas nem estipulou um prazo para que sejam realizadas. A Prefeita também disse estar estudando o uso de bombas para acelerar a redução dos níveis de água nestas localidades.

Redação: Eduardo Menezes

Foto: Janis Odara

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo