Último dia para realizar a inscrição para concorrer a delegado sindical pelo BB e pela Caixa
Brigada de limpeza do Solidariedade Pelotas reúne 17 voluntários e voluntárias na Colônia Z3
No último sábado, 22 de junho, o movimento Solidariedade Pelotas realizou a primeira brigada de limpeza na Colônia Z3. A atividade, que visa colaborar para a limpeza das residências cujos donos ainda não puderam retornar para os respectivos lares, reuniu 17 voluntários e voluntárias. Os participantes se deslocaram até a Colônia Z3 em ônibus disponibilizado pelo movimento, onde se encontraram com as lideranças comunitárias que indicaram as sete casas que precisavam de limpeza urgente.
Para garantir uma organização eficiente, os voluntários foram divididos em três grupos de cinco a seis pessoas, cada um responsável por uma casa. Cada grupo recebeu um kit completo de limpeza, que incluía: 5l de água sanitária; 7l de desinfetante; 5 tubos de detergente, 1kg de sabão em pó; sabonetes, sacos de lixo, 7 panos brancos para limpeza, 15 panos multiuso; 5 vassouras; lava jato; mangueira, entre outros itens. Além disso, havia reposição para todos os itens.
Esses kits foram fundamentais para a execução das tarefas, e qualquer item que não fosse utilizado foi deixado nas residências, junto com as vassouras e rodos, para que os moradores pudessem continuar a manutenção da limpeza. Além disso, Betânia Balladares, uma das organizadoras da ação, explica que todos receberam orientações claras para melhor execução do trabalho. “As equipes e moradores receberam uma cartilha, contendo orientações sobre a importância do uso de EPIs durante a limpeza. Também receberam os itens necessários para proteção: todos tinham luvas, máscaras e óculos de proteção”, relata Betânia.
A remoção do lixo e dos sedimentos apresentou desafios significativos, atrasando o progresso e demandando mais tempo do que o inicialmente previsto. Desta forma, foi possível finalizar a limpeza de apenas três das sete casas previstas. Para completar a limpeza, uma nova brigada de limpeza está sendo organizada.
O mutirão se estendeu por dois turnos, e para garantir que todos estivessem bem alimentados e energizados, a coordenação das brigadas organizou um almoço em parceria com a cozinha solidária da Z3. “As moradoras da comunidade, Adriana e Alessandra, prepararam um almoço maravilhoso, com ingredientes que nós levamos e somados a outros itens disponibilizados por elas”, relata Betânia.
Para participar das próximas brigadas de limpeza, entre em contato pelo perfil do Instagram @solidariedadepelotas2024.
Redação: Vitor Valente – Seebpel