Último dia para realizar a inscrição para concorrer a delegado sindical pelo BB e pela Caixa
Sindicato lança projeto de acolhimento psicológico individualizado nesta quinta-feira (31/10)
Iniciativa vem para se somar ao trabalho que está sendo realizado, de forma coletiva, pelo Grupo de Ação Solidária (GAS)
O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) tem investido muito em iniciativas visando à promoção da melhora na qualidade de vida da categoria. Além do Movimenta Bancário e do Grupo de Ação Solidária (GAS), que já estão em curso, a partir desta quinta-feira, dia 31 de outubro, a categoria terá acesso a mais uma proposta de enfrentamento ao desgaste mental provocado pela rotina de trabalho. A partir das 19h, na sala 204, da Galeria Antunes Maciel – rua Félix da Cunha, 614 -, ocorre o lançamento de um projeto que visa o acolhimento psicológico, individualizado, dos bancários que encontram-se em sofrimento psíquico.
O diretor Lucas da Cunha saúda a parceria com o curso de Psicologia da UFPel, por meio do trabalho da professora Thaíse Farias, que está à frente do Grupo de Enfrentamento do Desgaste Mental no Trabalho Bancário (GETRABAN), e explica a importância de avançar cada vez mais na promoção da saúde da categoria. “Essa é uma outra alternativa que estamos viabilizando aos nossos colegas. Hoje, nós já estamos em execução com o GAS, que trata o adoecimento mental de forma coletiva, com o acolhimento dos próprios diretores, de um assistente social e de uma psicóloga. Agora estamos ampliando este trabalho, ao lançar um atendimento psicológico individualizado, com os profissionais da área, mediante agendamento prévio”, comemorou o dirigente sindical.
A proposta prevê um encontro semanal, de até 4 atendimentos, na nova modalidade de acolhimento psicológico individual, que se dará através da atuação de estudantes do curso de Psicologia, sob a supervisão da professora Thaíse Farias, coordenadora do projeto. Diversas iniciativas contemplam a metodologia de trabalho que será empregada, como a promoção de palestras, seminários, rodas de conversa e demais ações que envolvam o aprendizado mútuo e a troca de experiências.
Conforme detalhado pelos pesquisadores, no Projeto, o principal objetivo desta nova ação do Sindicato é a promoção da saúde, gerando um sentimento de pertença nos participantes, auxiliando-os no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. “Diante de uma proposta tão importante e significativa para a nossa categoria, queremos convidar os nossos colegas bancários a prestigiarem o lançamento do Projeto e participarem ativamente deste processo”, enfatizou Lucas.
Redação: Eduardo Menezes / SEEBPel