Regional Sul promove Caminhada no Cassino para bancários de Pelotas, Rio Grande e Camaquã
Sindicato lança Acolhimento Psicológico Individualizado em parceria com docente da UFPel
Nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) realizou o lançamento do Projeto de Acolhimento Psicológico Individualizado. A atividade, que se deu na sala que o Sindicato mantém na Galeria Antunes Maciel, contou com a presença da psicóloga Thaíse Farias, professora da UFPel que está à frente do Grupo de Enfrentamento do Desgaste Mental no Trabalho Bancário (GETRABAN).
Também estiveram presentes os diretores: Emerson Botelho, Coordenador de Saúde e Condições de Trabalho; Lucas da Cunha, Coordenador de Comunicação e Cultura; e Francine Fagundes, coordenadora para assuntos jurídicos. Além disso, durante o encontro, foi apresentada a equipe que irá comandar os trabalhos, que conta com a participação de alunos do curso de Psicologia da UFPel.
O acolhimento psicológico, disponibilizado pelo Sindicato, se dará sempre às quintas-feiras, das 19h às 20h, na sala 204, da Galeria Antunes Maciel – rua Félix da Cunha, 614, mediante agendamento via Whatsapp, pelo número: (53) 981250596. Os agendamentos já estão disponíveis, com previsão de início do acolhimento já para a próxima quinta-feira, dia 7 de novembro.
Acolhimento psicológico – o que é?
O acolhimento psicológico é um espaço disponibilizado para as pessoas que buscam conforto e suporte diante de dificuldades ou crises, oferecendo apoio e escuta com o intuito de construir pontes para uma reflexão mais profunda, voltada para a aceitação dos sentimentos, das emoções e do sofrimento produzidos pela experiência do indivíduo em sua relação com o mundo, com o trabalho e consigo próprio.
Objetiva-se como resultado a promoção e prevenção de saúde, o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e o sentimento de pertencimento, auxiliando no processo reflexivo de desalienação do(a) trabalhador(a) frente a um pensar cada vez mais calculante e autômato em detrimento de um pensar meditante, direcionado para a consciência de si próprio, dos seus pensamentos, sentimentos e sensações.
O acolhimento psicológico será individual, conduzido por aluno(a) do curso de psicologia da UFPEL, orientado(a) pela psicóloga professora Thaíse de Farias, coordenadora do GETRABAN. O sigilo dos participantes será rigorosamente respeitado. Nessa modalidade, serão disponibilizados até quatro (4) atendimentos, com periodicidade semanal.
O que o projeto GETRABAN, em parceria com SEEBPel, vem oferecer aos trabalhadores.?
O Grupo de enfrentamento do desgaste mental no trabalho bancário (GETRABAN) é um projeto de extensão da UFPEL que pretende desenvolver um conjunto de atividades focalizadas em atender as necessidades dos trabalhadores do Sindicato dos Bancários de Pelotas, no que diz respeito ao acolhimento do sofrimento psíquico decorrente das relações de trabalho e com intuito de contribuir com a construção de ações individuais e coletivas de enfrentamento.
Atualmente, o trabalho é o principal meio de interação social e forma de se relacionar com o meio. E, no entanto, essa atividade é cada vez mais flexível, competitiva, com pouco envolvimento emocional e parca produção de sentido para além da busca pela sobrevivência.
Dados obtidos na 25ª Conferência Nacional dos Bancários (Sindicato dos Bancários, 2023), indicam uma correlação entre a cobrança excessiva pelo cumprimento de metas com impactos na saúde a partir da preocupação constante com o trabalho, resultando em fadigas crônicas, desmotivação, ansiedade e pânico, hipersonia, cefaleia, gastrite nervosa, hipertensão e negação de sofrimentos e adoecimentos pelo medo de que tais ocorrências prejudiquem a carreira e estabilidade no emprego. É necessário assumir que a fragilidade do trabalhador é constantemente negligenciada
Dentre às ações previstas no decorrer do projeto, destacamos o acolhimento psicológico para os trabalhadores bancários, psicoeducação em grupo sobre qualidade de vida, saúde mental, sofrimento psíquico decorrente das relações de trabalho nas organizações; rodas de conversa, seminários, palestras, mini cursos e oficinas.