Café com Conteúdo aborda aspectos amplos da saúde física e mental para os bancários
Café com Conteúdo aborda aspectos amplos da saúde física e mental para os bancários
Evento promovido pelo Sindicato, de forma gratuita, teve boa adesão da categoria
Em mais uma atividade promovida pelo Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) na busca pela promoção da saúde física em mental da categoria, neste último sábado, dia 23 de novembro, aproximadamente 50 pessoas participaram do Café com Conteúdo.
O evento, que ocorreu no Del Pátio Eventos, na praia do Laranjal, teve início com um café, às 8h30min, visando a confraternização entre os participantes. Logo após, às 9h30min, a nutricionista Andressa Langlois deu início à palestra “Alimentação e Saúde Mental – hábitos saudáveis e cuidado integrado entre o corpo e a mente”.
Em sua fala, Andressa falou sobre a importância de aliar saúde física e mental com uma alimentação saudável, considerando, neste processo, a importância do autoconhecimento. A palestrante também teceu duras críticas à indústria farmacêutica e ao agronegócio, que investem pesado em ações de vendas e marketing, deixando em segundo plano as pesquisas e o desenvolvimento científico. Um modus operandi que, segundo a Nutricionista, acaba por vender para a sociedade a ideia da medicalização e do consumo de ultraprocessados como a única solução uma vida muito agitada e desgastante, desconsiderando o papel decisivo da prevenção neste processo.
O SEEBPel organizou o Café com Conteúdo com o objetivo ligar todas as iniciativas para a promoção da qualidade de vida da categoria que já estão em curso, como o Movimenta Bancário, o Grupo de Ação Solidária e, mais recentemente, o Atendimento Psicológico Individualizado.
“A nossa ideia foi despertar, nos bancários, a importância do autocuidado, colocando o Sindicado como um elo de ligação neste processo de busca por uma melhora na qualidade de vida. Entendemos que a luta por melhores condições de trabalho não pode prescindir de inciativas como essas. Sabemos da atual realidade da categoria bancária e, com base nisso, estamos pautando as nossas ações. No Café com Conteúdo, procuramos reforçar essa ideia de que o Sindicato é um ponto de apoio quando se trata de saúde física e mental, uma vez que estamos de portas abertas para auxiliar os nossos colegas em tudo o que for preciso”, ressaltou o diretor Lucas da Cunha.
Na avaliação da diretora Francine Fagundes, que participou ativamente da organização do evento, o Café com Conteúdo cumpriu o seu objetivo, dando um passo importante na proposta de trabalhar de forma integrada todos os aspectos que envolvem o cuidado com a saúde. “Viabilizar que a categoria bancária tenha acesso a palestras deste nível é um compromisso do Sindicato. Nosso objetivo foi alcançado. Sabemos que a proposta, agora, precisa ser colocada em prática pelos participantes, mas só é possível focar na prevenção e na melhora da qualidade de vida se houver um trabalho de educação que caminhe neste mesmo sentido”, explica a dirigente sindical.
Redação: Eduardo Menezes / SEEBPel