Grupo de Ação Solidária consolida-se como espaço de troca e ajuda mútua
Grupo de Ação Solidária consolida-se como espaço de troca e ajuda mútua
Promovido pelo Sindicato desde fevereiro de 2024, as reuniões do GAS são abertas e não necessitam de agendamento prévio
Na última quinta-feira, dia 21 de novembro, os bancários de Pelotas e Região tiveram mais uma oportunidade participar dos encontros do Grupo de Ação Solidária (GAS), que tem a mediação da psicóloga, Solaine Gotardo, e do assistente social Diego Gonçalves. A atividade, que ocorre sempre nas terceiras quartas-feiras do mês, se deu excepcionalmente na quinta por conta do feriado nacional alusivo ao Dia da Consciência Negra. O encontro foi realizado na sala 204 da Galeria Antunes Maciel – rua Félix da Cunha, 614.
“É um espaço aberto para a troca de experiências, de forma livre, onde podemos dialogar sobre questões relacionadas à saúde e ao adoecimento provocadas pelo ambiente de trabalho, refletindo sobre os impactos destes acontecimentos na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras bancárias”, ressaltou a psicóloga Solaine Gotardo.
Ao falar do bom andamento das atividades, nestes oito meses de atuação, Solaine ressaltou a importância da flexibilidade nos temas que são trazidos para a roda de conversa, sendo cada assunto resultado das demandas e consequente vivências dos próprios participantes. “A partir do grupo e de alguns temas geradores têm aparecido questões importantes do cotidiano, como: qualidade de vida, cansaço, estresse, tempo livre, culpa, alívio, entre outros. Ao tratar de todas estas questões, o grupo tem se consolidado como um importante espaço de troca e de ajuda mútua”, avaliou a psicóloga.
Todas as conversas mediadas pelos profissionais, durante os encontros, envolvem absoluto sigilo, sendo possível expor as questões do dia a dia, no ambiente de trabalho, sem qualquer tipo de constrangimento, promovendo um diálogo que auxilia no encaminhamento das demandas dos trabalhadores para a melhora na qualidade de vida.
O próximo encontro do GAS está previsto para o dia 18 de dezembro e a direção do Sindicato tem procurado reforçar o convite para que mais bancários possam participar. “Ressaltamos que todos os colegas são muito bem-vindos e serão acolhidos da melhor forma possível pelos profissionais e participantes do grupo. Esse pequeno movimento de se dispor a ir até lá certamente fará toda a diferença para quem ainda está em dúvida sobre se engajar na busca pela melhora da sua qualidade de vida, podendo dar este primeiro passo ainda em 202, seguindo conosco no ano que se aproxima”, ressaltou o diretor Lucas da Cunha.
Acolhimento Psicológico Individualizado
No encontro desta última quinta-feira (21) foi possível, ainda, apresentar outra ação do Sindicato que possui o foco na saúde física e mental da categoria. Lançado recentemente, o Acolhimento Psicológico Individualizado visa proporcionar um acolhimento individual, que é conduzido por alunos do curso de psicologia da UFPEL, orientados pela psicóloga e professora Thaíse de Farias, coordenadora do Grupo de Enfrentamento do Desgaste Mental no Trabalho Bancário (GETRABAN). Contando, também, com total sigilo, nessa modalidade são disponibilizados até quatro atendimentos, com periodicidade semanal.
Diferente dos encontros do GAS, que não necessitam de agendamento prévio, é necessário agendar o atendimento individual via Whatsapp, pelo número: (53) 981250596. Essa modalidade de acolhimento ocorre sempre às quintas-feiras, às 18h, na sala 204 da Galeria Antunes Maciel – rua Félix da Cunha, 614.
Redação: Eduardo Menezes / SEEBPel