Saúde mental em foco na campanha Janeiro Branco
O ano de 2025 começa com a campanha Janeiro Branco, um movimento que alerta para a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Para os bancários, que lidam diariamente com altas demandas, metas desafiadoras e pressões do mercado financeiro, essa campanha é um convite para refletir sobre qualidade de vida e estratégias para manter o equilíbrio emocional. O primeiro mês do ano simboliza uma oportunidade para recomeços e novas possibilidades, o que convida a atenção ao bem-estar emocional, ajudando a enfrentar os desafios do cotidiano.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para necessidade de prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar. Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais. E é nesse ponto que entram os benefícios previdenciários pagos pelo INSS.
Ações do Sindicato
Tendo como uma prioridade a saúde mental dos bancários e bancárias, o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região promove diversas ações que buscam atingir o objetivo de garantir melhorias neste sentido. Uma das ações é o Grupo de Ação Solidária (GAS), cujos encontros ocorrem sempre na terceira quarta-feira de cada mês, com a presença da psicóloga Solaine Gotardo e do assistente social Diego Gonçalves. O GAS funciona como um espaço para trocas de experiências, com uma dinâmica flexível que visa absorver as demandas dos temas levantados para debate junto ao coletivo. Qualquer pessoa interessada pode participar das reuniões.
Outra ação disponibilizada aos bancários e bancárias é o Plantão Psicológico, em que o contato pode ser realizado pelos telefones: (53) 3225-4066 e (53) 98125-0596 (das 9h às 17h) ou (53) 98401-98674 e (53) 99118-4022 (a qualquer horário, 24h por dia). Todos os números de celular podem ser utilizados tanto para ligação quanto para troca de mensagens via WhatsApp. Os atendimentos são encaminhados pelo Sindicato, nas modalidades presencial ou remota, e realizados pela psicóloga Solaine Gotardo e pelo psicólogo André Guerra, que atua junto à Federação.
Além das ações anteriores, há o Atendimento Psicológico Individualizado, conduzido por alunos do curso de psicologia da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), orientados pela psicóloga e professora Thaíse de Farias. Esta modalidade de acolhimento necessita de agendamento prévio, via WhatsApp, pelo número (53) 98125-0596. O atendimento ocorre sempre às quintas-feiras, às 18h, na sala 204 da Galeria Antunes Maciel – Rua Félix da Cunha, 614.
A saúde física e mental também são o foco no projeto Movimenta Bancário, que utiliza os eventos relacionados à atividade física como uma forma de promover os cuidados com o corpo, alertando para os impactos positivos para a saúde mental provenientes dessas atividades.