Força-tarefa contra a dengue mobiliza equipes no Fragata

A Prefeitura de Pelotas realiza, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), o quarto mutirão de combate à dengue em três semanas. A ação faz parte da campanha “Deu pra ti – Aqui a dengue não vai se criar” e terá início no bairro Guabiroba, avançando em direção à vila Farroupilha, no Fragata, região que concentra o maior número de focos do Aedes aegypti na cidade.

Mobilização e abrangência

A área contemplada neste mutirão está delimitada pelas avenidas Theodoro Muller e Presidente João Goulart, além das ruas Almirante Guilhobel e Carlos Gotuzzo Giacoboni. Aproximadamente 6.876 imóveis, distribuídos em 116 quarteirões, serão visitados. Além das equipes das secretarias de Saúde (SMS) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), cerca de 40 agentes de endemias participarão da ação, promovendo orientações à comunidade e distribuindo material informativo.

Apoio da população e logística

Para facilitar a coleta de materiais que possam servir como criadouros do mosquito, a Vigilância em Saúde solicita que os moradores depositem lixo e objetos inservíveis em frente às suas residências e empresas. Um carro de som percorrerá a região na véspera para reforçar o pedido. A operação também contará com maquinário para limpeza urbana e o apoio da empresa prestadora de serviços SerSul.

Ações preventivas

O objetivo dos mutirões é evitar uma explosão de casos de dengue, como ocorreu em março do ano passado, quando a cidade registrou quase 200 notificações. Desde o dia 16 de janeiro, três ações semelhantes já foram realizadas, contemplando as regiões da Gotuzzo, Simões Lopes, Cohab Fragata e parte da Guabiroba.

Situação dos focos

De acordo com dados atualizados pela SMS nesta segunda-feira (3), Pelotas já contabiliza 91 focos do Aedes aegypti em 2025. O Fragata lidera com 54 registros, seguido pelo Centro (15) e Areal (10). A maior parte dos criadouros é encontrada em residências, em recipientes como vasos e pratos de flores, tampinhas, garrafas pet, copos plásticos, bebedouros de animais, baldes e latas de tinta.

Serviço

Data: 6 e 7 de fevereiro

Local: Bairro Guabiroba e Vila Farroupilha (Fragata)

Ação: Mutirão de combate à dengue com limpeza, fiscalização e orientação à população

A participação da comunidade é essencial para reduzir os focos do mosquito e evitar a propagação da doença.

Fonte: RádioCom

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo