Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo: confira o artigo do Coletivo Caixa Autista
Eleições para Representante da CIPA serão realizadas em abril
As Eleições para os representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) já têm data marcada para acontecer. O processo eleitoral, que define a escolha dos delegados das Unidades da Caixa de Pelotas e Região, se dará no período de 14 a 17 de abril.
Eleitos para um ano de mandato, os cipeiros têm suas funções determinadas pela Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho de número 05 (NR-05). A escolha dos representantes segue a regulamentação da NR-04 , que determina a realização de processo eleitoral em unidades com mais de 80 empregados, incluindo os trabalhadores terceirizados.
Outro ponto importante sobre a condição do membro eleito da CIPA é o direito à estabilidade enquanto estiver no exercício do mandato. Embora não seja uma garantia absoluta, esta condição assegura que “os titulares da representação dos empregados nas CIPA (s) não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro”, tal qual está disposto no Art. 165, Parágrafo Único, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A atuação dos delegados eleitos é determinante para a prevenção e o combate ao assédio nos ambientes de trabalho, uma vez que se tornam os responsáveis diretos na identificação e acompanhamento de situações de risco, nos ambientes de trabalho, visando solucionar questões que possam trazer riscos à segurança e à saúde dos bancários.
Lucas da Cunha, diretor do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) e empregado da Caixa, reforça a importância da participação dos colegas neste pleito e convoca os bancários a assumirem um papel de protagonismo na luta contra o aumento dos casos de adoecimento nos ambientes de trabalho.
“Ter um trabalhador voltado para questões relacionadas à prevenção de acidentes é muito importante, sobretudo neste momento em que o Sindicato está com uma forte atuação no cuidado com a saúde da categoria. Por isso, a gente convida todos os colegas da Caixa a se inscreverem nesse processo, modificando o quadro atual, que é caracterizado por uma baixa adesão nas eleições, o que faz com que a própria Caixa fique responsável por nomear os representantes”, ressaltou o dirigente sindical, ao lembrar que o Sindicato se coloca à disposição dos futuros cipeiros para colaborar na atuação junto aos ambientes de trabalho.
Redação: Eduardo Menezes – SEEBPel