Torneio de Padel reúne trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro ao longo de todo sábado
Torneio de Padel reúne trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro ao longo de todo sábado
O Torneio de Padel dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro, organizado pelo Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, reuniu dezenas de pessoas ao longo do último sábado (26), no Complexo BK. A atividade faz parte do projeto Movimenta Bancário, que ocorre ao longo de todo o ano com eventos esportivos. A ocasião marca o primeiro passo de uma iniciativa do movimento sindical para fortalecer a integração entre trabalhadores do ramo financeiro, com a participação de funcionários e funcionárias de financeiras e cooperativas de crédito.
“É o começo de uma relação que a gente pode ter no futuro. É o mesmo trabalho, [os trabalhadores de cooperativas de crédito e financeiras] fazem a mesma função, só que por um segmento que o nosso Sindicato não está podendo representar”, aponta Sérgio Seus, diretor da Secretaria Geral do Sindicato. Ele também reforçou a preocupação com a saúde dos bancários: “Participamos recentemente de um Congresso sobre o tema, e os números apresentados são alarmantes. Vivemos em um ambiente pressionado por metas e objetivos que, muitas vezes, nos adoecem”, discursa Sérgio.
“Apesar das diferenças institucionais, esses profissionais enfrentam desafios similares, desde a dinâmica do trabalho até os impactos na saúde física e mental”, ressaltou Lucas Cunha, diretor de Comunicação e Cultura do Sindicato. O objetivo, segundo ele, é promover o convívio e o cuidado coletivo. O evento não será isolado: uma série de atividades ao longo do ano, tanto do Movimenta Bancário quanto de outros projetos, estará aberta a esses trabalhadores. “O convite está feito. Queremos que todos participem e se sintam parte dessa rede de apoio”, afirma Lucas.
Torneio
O torneio foi disputado nas categorias masculina, feminina e mista, com participação aberta a cônjuges e dependentes. O Sindicato também auxiliou na formação de duplas entre os inscritos individuais. A categoria feminina foi disputada no formato americano, em que todas as participantes formam duplas entre si e revezam. A final foi disputada entre as quatro melhores ranqueadas na primeira fase, com a dupla Gabriela Madruga (Banrisul) e Catharina Coelho (Sicoob Vale Sul) levando o título contra Aline Portelinha (Sicredi) e Endiara Barbosa (Caixa).
A categoria masculina foi disputada em um grupo com quatro duplas, com as duas melhores se classificando para a grande final. Após dominarem a primeira fase, a dupla Alan Dias (Cresol) e Mateus Barragana (Unicred) chegou com favoritismo contra Michel Renk (Banrisul) e Lucas Cunha (Caixa). Em uma final equilibrada, Alan e Mateus confirmaram o título pelo placar de 9×4.
A modalidade mista foi disputada em dois grupos, com os dois primeiros colocados de cada grupo se enfrentando pelo título da Categoria Ouro, enquanto os dois segundos colocados disputaram a Categoria Prata. Na grande decisão, o casal Michel e Marta Renk derrotou Gabriela Madruga e Felipe Richter (Banrisul). Pela Categoria Prata, Mateus Barragana e a cônjuge Paula Krusser derrotaram Endiara Barbosa e Cristiano Guidotti (Banrisul).
Confira as imagens neste link.
Redação e fotos: Vitor Valente/Seebpel