Feriado: bancos fecham nesta sexta e só reabrem na próxima terça-feira
Privatização do BB e da Caixa só trará prejuízos
Mesmo com a declaração do presidente eleito de que os bancos não estão na rota da privatização, não é isto que os sinais mostram. A indicação de nomes com especialização em privatizar, como Rubem Novaes para presidir o BB e Pedro Guimarães para comandar a Caixa, deixou a sociedade ainda mais alerta.
Como os bancos públicos são fundamentais para promover o desenvolvimento social e econômico do Brasil e vão além do lucro, não podem ser entregues à iniciativa privada. É o que destacou a ex-ministra do Planejamento e ex-presidente da Caixa, Miriam Belchior.
Para ela, as instituições têm importância social inestimável para a sociedade. O Banco do Brasil, por exemplo, financia as safras. Já a Caixa possui agências em locais onde os bancos privados não chegam, lida com a população de menor renda, além de ter juros mais reduzidos e financiam obras de empreendimento.
Belchior considera que a venda das estatais pode resultar no crescimento da concentração no sistema bancário brasileiro, reduzir a concorrência, o que criaria oligopólios financeiros. Resultado: aumento do financiamento.
SBSP