Fenae e entidades pedem explicações sobre números do Saúde Caixa
Ofício enviado para a Caixa cobra transparência no balanço patrimonial relativo ao primeiro semestre de 2019
Sindicatos e entidades representativas dos trabalhadores das empresas estatais entregaram, nesta semana, uma carta ofício à Gerência Nacional de Plano de Saúde da Caixa cobrando explicações sobre os números do Saúde Caixa lançados no balanço relativo ao primeiro semestre de 2019.
O ofício, entregue na última terça-feira, 17, e proposto na última reunião das entidades em defesa do Saúde Caixa, pede que a Caixa esclareça os registros referentes a Reserva Técnica e Fundo de Reserva de Contingência do Saúde Caixa, já que não foram fornecidos os relatórios gerenciais que serviram de base para os lançamentos, contendo todo o histórico, mês a mês, das entradas e saídas e da remuneração dos saldos desde a implantação do modelo de custeio vigente até o presente.
Desde 2016, os números do próprio banco mostram que o Saúde Caixa é superavitário nos moldes atuais, porém, há anos o banco se recusa a explicar o que houve com esse superavit, divulgando balanços incompletos e incompreensíveis aos participantes.
“Os números desse balanço são verdadeiros mistérios para nós. Estamos buscando esclarecimentos para que minimamente os empregados, que são parte, inclusive contribuem para o custeio do plano, consigam entender, em especial nesse momento de insegurança em relação a sustentabilidade do Saúde Caixa”, pontua a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
Além da Fenae, assinam o documento a Contraf, Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac, Social Caixa e a Anacef.
Fonte: Fetrafi/RS