Governo prepara em segredo a privatização do Banco do Brasil
A estrutura da principal instituição financeira pública nacional vem sendo enxugada para, quando chegar a hora, a venda aconteça, apesar de protestos
A política de privatização de empresas nacionais, implantada pelo governo de Jair Bolsonaro, sob o comando de Paulo Guedes, ministro da Economia, deve atingir o Banco do Brasil. A instituição está sedo preparada para ser vendida a um grupo estrangeiro, segundo a vontade do governo. A informação é do blog do Vicente, no Correio Braziliense.
A estrutura da principal instituição financeira pública nacional vem sendo enxugada para, quando chegar a hora, a venda aconteça, apesar de protestos.
De acordo com o colunista, “o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, é o personagem perfeito para levar o plano de privatização adiante. Discreto, não faz nenhuma propaganda do que está fazendo”.
Sucateamento
Novaes já se desfez da participação que o Banco do Brasil tinha na resseguradora IRB Brasil e na Neoenergia. Anunciou, também, acordo para privatizar o BB Banco de Investimentos. Avisou que venderá a BB DTVM e o BB Américas.
Além disso, fechou a BB Tur. No caso da Cassi, operadora do plano de saúde dos empregados do Banco do Brasil, negocia um repasse bilionário à operadora. Sem esses recursos, a Cassi pode entrar em colapso.
Foto: Isac Nóbrega/PR
Fonte: Revista Fórum e Brasil 247