Contraf-CUT, Fenaban e Caixa se reúnem com MPT
A Coordenação do Comando Nacional dos Bancários se reuniu na última segunda-feira (20) com a Federação Nacional dos Bancos e o Ministério Público do Trabalho, com a presença da Caixa Econômica Federal, para debater, entre outras coisas, sobre o atendimento nos bancos.
A reunião foi focada na Caixa, por ser o banco com o maior volume de pessoas para serem atendidas e, por isso, onde também estão os maiores problemas. Segundo a Caixa, 24,2 milhões de pessoas já receberam o auxílio emergencial no banco, um movimento de aproximadamente R$ 16 bilhões.
Para o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Dionísio Reis, grande parte das pessoas não necessita do atendimento presencial nas agências, precisa de informação. “É fundamental que a Caixa e o Governo deem as informações corretas e as orientações sobre como fazer o cadastro e a movimentação dos recursos sem que estas pessoas precisem ir ao banco para evitar que elas corram o risco de contágio pelo vírus”, disse.
A Caixa disse que já autorizou o aluguel de carros de som para informar as pessoas que estão nas filas e rodando nas comunidades e os sindicatos dos bancários já estão, desde o começo reforçando as informações.
O coordenador da CEE/Caixa disse ainda que todos os empregados sentem orgulho de trabalhar na Caixa por saber da importância do banco e de seu trabalho. “Por isso sempre lutamos em defesa da Caixa como banco 100% público. E, neste momento, todo povo brasileiro está vendo isso”
Abertura no feriado e no sábado
Nesta última terça-feira (21) e no sábado (25), aproximadamente 700 agências da Caixa, a maior parte delas localizadas nas regiões Norte e Nordeste do país, onde existe maior demanda, estão prestando atendimento às pessoas que precisam receber o auxílio emergencial.
“Os empregados, que já estão sobrecarregados, não podem ser obrigados a terem que trabalhar no feriado e no sábado. É importante que o trabalho seja realmente voluntário. O empregado que se sentir obrigado ou se houver algum tipo de abuso deve entrar em contato com seu sindicato e denunciar a situação”, disse Dionísio.
A Caixa informou na reunião com o MPT que o atendimento no feriado e no sábado acontecerá somente nesta semana, na terça e no sábado, somente nestas agências e os funcionários vão aderir voluntariamente.
A coordenação do Comando Nacional dos Bancários cobrou da Caixa o pagamento das horas extras e o banco informou que serão pagas.
Manter contingente atual
A Caixa desmentiu boatos de que pretende chamar funcionários que estão em home office e dispensados do trabalho para voltar às agências. A Caixa se comprometeu a manter o contingente atual e o rodízio.
Organização das filas
Segundo a imprensa, a Polícia Federal autorizou a Caixa a colocar os vigilantes para ajudar a organizar as filas.
Com informações da Contraf-CUT