Conscientização pode salvar vidas
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. A melhor prevenção é o autoexame e o acompanhamento frequente com médico.
O Outubro Rosa é uma campanha anual de alerta e conscientização, de abrangência internacional, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações para estimular a prevenção.
O movimento foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Sintomas
Os principais sintomas do câncer de mama costumam ser: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Autoexame
Lembre-se de realizar o autoexame uma vez por mês, depois do período menstrual. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. O autoexame não exclui o acompanhamento profissional para uma melhor prevenção do câncer de mama.
Fonte: Fenae, com edição Seeb Imprensa Pelotas