PEC 280/2019 avança e pode levar à privatização do Banrisul
Na tarde de ontem, segunda-feira (5), a população gaúcha sofreu mais uma derrota, com a rejeição do parecer de mérito apresentada pelo presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, deputado Edegar Pretto (PT), durante reunião virtual, realizada entre os parlamentares gaúchos.
O parecer contrário a PEC 280/2019 reivindicava a inconstitucionalidade da alteração dos parágrafos 2º e 5º da Constituição Estadual, devido ao entendimento de que tal Proposta só poderia ser votada mediante a convocação de uma assembleia constituinte.
Com a rejeição do parecer do deputado Edegar Pretto, acelera-se a tramitação da PEC 280, que pode vir a ser votada, no Plenário, em até 20 dias. A Proposta segue, agora, para o Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL), devendo passar por mais uma comissão de mérito, antes de seguir para o Plenário.
Com a decisão dos parlamentares gaúchos que compõem a base do Governo Eduardo Leite (PSDB), empresas como o Banrisul, a Corsan e a Procergs estão cada vez mais próximas de serem privatizadas, retirando os lucros do Estado e repassando-os à iniciativa privada.
Abaixo, você confere o nome dos deputados que votaram à favor, ou contra, o parecer do deputado Edegar Pretto (PT). Tal parecer, pretendia permitir que a população gaúcha pudesse decidir sobre o futuro destas instituições, mediante a realização de um plebiscito (SIM). Os votos contrários (NÃO) indicam a negação, por parte de tais parlamentares, de que esta decisão deve ser tomada apenas mediante uma consulta popular.
SIM (favoráveis à realização de plebiscito)
Edegar Pretto (PT)
Gerson Burmann (PDT)
Jeferson Fernandes (PT)
NÃO (contrários à realização de plebiscito)
Dirceu Franciscon (PTB)
Elizandro Sabino (PTB)
Fábio Ostermann (NOVO)
Faisal Karam (PSDB)
Franciane Bayer (PSB)
Gilberto Capoani (MDB)
Neri o Carteiro (SOLIDARIEDADE)
Sérgio Turra (PP): Autor da PEC 280/2019.
Tenente Coronel Zucco (PSL)
Para enviar mensagens aos deputados, exigindo a realização de plebiscito, CLIQUE AQUI!
Confira o vídeo da reunião da Comissão de Segurança e Serviços Públicos:
Redação e Arte: Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região