Sindicato realiza semana de mobilização em defesa do Banrisul público
Na última segunda-feira, dia 17 de maio, os diretores do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região estiveram na agência do Banrisul, do bairro Areal, dando início à uma semana de mobilização em defesa do patrimônio público dos gaúchos. A ideia é dialogar com funcionários e clientes sobre os impactos que uma possível privatização do banco pode trazer não só para os banrisulenses, mas para a população como um todo.
Na terça (18), foi a vez da agência do Fragata e, na quarta, dia 19 de maio, a mobilização se deu na agência das Três Vendas. Nesta quinta (20),seguindo com a arrecadação de alimentos para serem doados a famílias que estão enfrentando dificuldades em função da Pandemia, diretores do Sindicato e funcionários das agências da Quinze de Novembro e da General Osório estiveram concentrados, no centro da cidade, alertando para os riscos de privatização do patrimônio gaúcho.
Além do Banrisul, a Corsan e a Procergs também podem ser vendidas para a iniciativa privada, caso a PEC 280/2019 venha a ser aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Conforme explica Raquel Gil, que é diretora do Sindicato e da Fetrafi-RS, além de funcionária do Banrisul, a ideia do governador Eduardo Leite (PSDB) é retirar um direito constitucional dos gaúchos de decidir sobre a venda das estatais.
“As manifestações que tiveram início, hoje, estão ocorrendo em todo o estado e, aqui em Pelotas, nós resolvemos fazer uma manifestação solidária”, ressalta Raquel ao explicar que estão sendo arrecadados alimentos, nas agências do Banrisul, para distribuir às famílias que estão enfrentando dificuldades em decorrência da Pandemia.
“Estamos passando por um momento muito difícil, em que o governo tenta atacar, mais uma vez, o cidadão, retirando um direito legal que a população gaúcha tem de decidir sobre o futuro econômico do seu estado, vendendo empresas que trazem lucro para o Rio Grande do Sul e o sustentam. Isso é um absurdo. É um estelionato eleitoral, já que o governo disse, em campanha, que não iria privatizar essas empresas, mas, hoje, sequer permite que o cidadão entenda o que ele está fazendo”, criticou a dirigente sindical.
Confira o cronograma de mobilização dos Banrisulenses em Pelotas:
Segunda – Agência do Areal
Terça – Agência do Fragata
Quarta – Agência das Três Vendas
Quinta – Agências da Quinze de Novembro e General Osório
Sexta – Agência da Marechal Floriano
Redação e Fotos Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região