Fim de semana com 12 óbitos e 193 novos casos de Covid-19 em Pelotas
O final de semana confirmou o quadro que tem se desenhado, nos últimos meses, em Pelotas. De acordo com os dois últimos boletins divulgados pela Prefeitura, entre sábado (29) e domingo (30) foram registrados mais 12 óbitos, decorrentes do contágio pela Covid-19, e 193 novos casos da doença. Ao todo, o município já soma 832 vidas perdidas e 36.701 contaminados, desde março de 2020.
Novo decreto
Diante do agravamento da situação, a Prefeitura editou um novo decreto, cujas restrições já começaram a valer neste último domingo, dia 30 de maio, e se estendem até a próxima quarta-feira, dia 2 de junho. Durante este período, os estabelecimentos da cidade estarão abertos das 6h às 22h, com permanência de público, nos restaurantes, até, no máximo, às 23h.
A partir da próxima quarta-feira, dia 2 de junho, às 22h, as atividades não essenciais estarão proibidas, voltando a funcionar, às 6h, da segunda-feira, dia 7 de junho. Nas agências bancárias, conforme as últimas informações divulgadas, estarão funcionando, apenas, os caixas eletrônicos.
Na lista das atividades consideradas essenciais estão: farmácias, clínicas e consultórios (médicos, veterinários e odontológicos), distribuidoras de gás, postos de combustíveis, entre outros.
Ainda conforme o decreto, bares, lanchonetes, restaurantes e similares podem atender pelo sistema de tele-entrega, pegue-leve e drive-thru. Já o comércio, em geral, só deverá funcionar mediante serviço de tele-entrega e take away.
A lista completa dos serviços considerados essenciais está disponível no site da Prefeitura.
Redação e foto: Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região, com informação da Prefeitura de Pelotas