Itaú paga a Globo para falar de investimentos
Os consumidores dos bancos privados no Brasil devem ter muita atenção sobre as informações que consomem sobre investimentos. O Itaú lança, nesta quarta-feira (20/10), o site Inteligência Financeira, uma parceria com da Editora Globo, que será responsável por produzir matérias aparentemente neutras destinadas a impactar a fatia da classe média interessada em aprender sobre o mercado financeiro e aplicações.
Com a iniciativa, o Itaú passa a utilizar as ferramentas de influência, para exercer o domínio sobre a opinião pública através das grandes redações de jornalismo. Os clientes e leitores em geral passarão a consumir um produto, sem saber que estão sendo direcionados a comprar artigos do banco.
Para atingir mais pessoas, sem parecer propaganda, a direção do Itaú afirma que a marca do banco será ocultada do novo site. Por outro lado, as grandes empresas que produzem notícias no país, que apresentam informações vendidas, mas com ar de neutralidade, deixam de ter um real compromisso com o jornalismo, a verdade e a democracia.
Resta somente ao leitor e consumidor atenção na hora de escolher um banco para depositar os investimentos, e, principalmente, qual tipo de contrato social esta empresa estabelece para atingir os objetivos. O Itaú prova que está disponível a ludibriar fatos apenas para o lucro.
Foto: Reuters | Reprodução
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA)