Caixa registra queda de 43,4% no lucro: redução é referente ao ano de 2022
Nesta última quarta-feira, dia 22 de março, foi divulgado o balanço da Caixa Econômica Federal. Conforme os dados disponiblizados, o ano de 2022 fechou com um lucro líquido de 9,8 bilhões de reais, o que representa uma redução de 43,4% em relação ao ano anterior.
Neste período de redução do lucro, a gestão do banco estava sob o comando de Daniella Marques, indicada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Recentemente, no dia 1° de janeiro de 2023, após ser nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rita Serrano assumiu a presidência da Caixa com a missão de reverter esse quadro.
Ainda em 2019, atuando como representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, a atual presidente do Banco, Rita Serrano, já denunciava que as antigas gestões vinham se desfazendo de importantes ativos da Caixa, como as notas do tesouro nacional, as ações da Caixa Seguridade (IPO) e os títulos de ações (principalmente da Petrobrás).
Atenta à esse quadro, Rita Serrano alertava que a estratégia adotada para geração de lucros, derivada da venda de ativos, não seria sustentável, o que veio a se confirmar, em 2022, com a redução do lucro, diminuindo a geração de receitas e prejudicando a ação da Caixa enquanto agente de políticas públicas.
Confira o balanço completo:
SEEB Pelotas e Região