Sindicato aprova propostas em Encontro do Saúde Caixa

Realizado de forma virtual, na última terça-feira, dia 11 de julho, o Encontro Estadual sobre o Saúde Caixa contou com a aprovação de cinco propostas do diretor do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, Nathan Dias Irygoien. A reunião, promovida pela Fetrafi-RS, teve a presença de funcionários da Caixa e dirigentes sindicais de todo o Estado, definindo as propostas que serão encaminhadas para o Seminário Nacional, que está marcado para o dia 22 de julho.

Empregado da Caixa, o diretor Lucas da Cunha, que participou da reunião, ressaltou a importância do Encontro para os colegas e fez uma convocação para os funcionários da ativa e aposentados se somarem nos debates. “Tivemos uma excelente Conferência e pudemos debater as nossas sugestões para o Seminário Nacional referente ao Saúde Caixa. Ainda este ano teremos que discutir a renovação do nosso Acordo específico. Por isso, convocamos todos os bancários da Caixa, da ativa e aposentados, a acompanharem, participarem e contribuirem nesse debate. Apesar de ser um tema em que temos muitas reclamações dos colegas, temos pouca participação nos debates”, ressaltou.

Além do fim do teto de contribuição da Caixa Econômica Federal para o plano de saúde, com o retorno do modelo de custeio 70/30, somente das despesas assistenciais, uma série de outras propostas foram aprovadas durante a Conferência e serão apreciadas no Encontro Nacional. Dentre elas, destaque para as cinco proposições de iniciativa do diretor do Sindicato, Nathan Dias Irygoien, que tem atuado com destaque nas ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs) e pais de PCDs. Pai de uma criança autista, o dirigente sindical tem procurado reunir outros bancários na sua mesma condição para buscarem melhores condições de trabalho, considerando as particularidades de suas rotinas laborais.

Confira as propostas do diretor do Sindicato:

  • Reajuste imediato de 20% para todos os benefícios de valor fixo previstos no RH223, bem como concessão de reajuste anual a partir deste ano pelo mesmo índice dos ACTs, uma vez que há benefícios previstos no RH223 que nunca foram atualizados, como, por exemplo, o auxílio escola inclusiva, cuidador domiciliar e reembolso de aparelho ortodôntico.
  • Acréscimo de 100% no valor do reembolso de consultas e quaisquer outros procedimentos previstos na tabela de livre escolha quando o beneficiário for cadastrado previamente como PcD, desde que o procedimento/consulta/tratamento tenha relação com a deficiência.
  • Atualização do ROL de medicamentos previstos no PRM, fazendo constar mais opções de medicamentos para cada uma das patologias do ROL que permitem ao médico escolher mais de uma forma de tratamento; Inclusão de medicamentos mais modernos e eficazes.
  • Supressão do parágrafo 4o da Cláusula 14 do ACT, o qual limita a continuação do auxilio creche/babá às situações de incapacidade permanente. Trata-se de uma distinção sem sentido, draconiana, pois todos(as) os filhos PcD devem ter acesso.
  • Inclusão de previsão expressa de custeio integral de métodos e técnicas específicas de fisioterapia que utilizem órteses, tais como PEDIASUIT, THERASUIT e similares.

As demais propostas podem ser conhecidas através deste link: CLIQUE AQUI!

Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo