Nova legislação dá visibilidade a deficiências ocultas

Sancionada no último dia 19 de julho, a Lei 14.624/2023 formalizou o uso da fita com desenhos de girassóis como elemento de identificação de deficiências ocultas. Atento ao tema, o delegado sindical Giovani Costa Macedo ressalta a necessidade da categoria estar por dentro dessa discussão.

“Esta é uma Lei extremamente importante porque dá visibilidade a uma grande parcela da população, que, muitas vezes, tem os seus direitos negados por falta de informação e preconceito da sociedade em geral. A lei mostra que essas pessoas existem e que, apesar de suas deficiências, podem e devem ser incluídas na sociedade, sendo respeitadas e tendo as suas necessidades atendidas”, explica o bancário.

Por definição, as defiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato; é o caso do autismo, da surdez, da asma, da diabetes, das limitações intelectuais, das deficiências cognitivas, entre outras. Para que você possa reconhecer a fita, basta observar se ela é verde com diversos girassóis amarelos.

Redação: Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo