Bolsonaro causou prejuízo de R$ 2,3 bi com vacinas vencidas
O Brasil enfrentou prejuízo de R$ 2,3 bilhões por conta do descaso do governo Bolsonaro, que deixou vacinas perderem a validade antes de serem utilizadas durante a pandemia de Covid-19. Foi o que revelou relatório do TCU (Tribunal de Contas da União).
O documento aponta que todas as esferas do governo, incluindo o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais de saúde, compartilham a responsabilidade pelo prejuízo.
As vacinas foram adquiridas em 2021 e 2022, fazendo parte de um total de 820 milhões de doses compradas e recebidas por meio de doações. As perdas ocorreram no auge da pandemia, quando o Brasil registrou alto número de mortes devido à doença.
Equipe do TCU propõe notificar o Ministério da Saúde para que apresente um plano de ação em 30 dias, visando aprimorar a fiscalização e monitoramento de vacinas, evitando perdas semelhantes no futuro. Além disto, dados indicam que a maioria das doses vencidas nas secretarias estaduais estava no Paraná, enquanto as perdas em nível municipal concentraram-se em Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Sul.
Fonte: SBBA